A Polícia Ambiental (Patram), realizou na quarta-feira (21), ação de combate a caça ilegal e ao abigeato (roubo de gado), operação esta realizada em São Francisco de Paula. Também no município os policiais atenderam uma denúncia de maus tratos contra animais.
Inicialmente os policiais militares do 2º Pelotão de Policiamento Militar Ambiental de Canela, realizaram patrulhamento ambiental rural nas localidades de Salto e nos arredores das barragens do sistema salto, compreendendo Barragem da Divisa, Barragem do Blang e Barragem do Salto. Foram vistoriados locais de possíveis acampamentos de caçadores irregulares e abigeatários.
Durante o patrulhamento foram montadas barreiras itinerantes onde foram abordados veículos e pessoas sendo revistados e identificados. Buscando integrar-se a comunidade, foram feitas visitas em propriedades rurais, levando sensação de segurança e aproximando o policiamento ambiental rural a seu público alvo.
Denúncia de maus tratos
Ainda em São Francisco de Paula, em atendimento de denúncia de maus tratos a animais domésticos, a guarnição realizou vistoria na residência onde foi identificado três animais, dois deles em excelente condição física e com grande possibilidade de movimentação, abrigo do sol e chuva. O terceiro um animal com características de idade avançada, aparentava estar abaixo do peso, porém com possibilidade de movimentação e abrigo.
Diante da ausência do proprietário este foi notificado a apresentar laudo médico veterinário, atestando as condições de saúde do animal, permitindo apurar a idade avançada e o tratamento que esta sendo dispensado.