Na manhã desta quinta-feira (3), policiais militares do 2º Pelotão de Policiamento Militar Ambiental de Canela (Patram), realizaram operação de fiscalização em instalação de loteamento, em conjunto com Fiscais Ambientais do município de Canela.
A ação ocorreu no bairro Saiqui e na propriedade foi constatado a intervenção em área de preservação permanente (nascente/banhado), por disposição de produto mineral, bem como dano em vegetação nativa por uso de fogo. Desta forma foi lavrado uma ocorrência policial por crimes contra a flora, sendo tomada as medidas pertinentes de responsabilização dos autores do fato delituoso.
Operação Angico Blaster
Já na parte da tarde, os policiais ambientais realizaram Operação de fiscalização em mineradoras. A operação que é coordenada pelo Comando Ambiental da Brigada Militar ocorre em todo o território estadual, e tem por foco principal o combate ao furto, roubo e desvio de explosivos e materiais detonantes, que comumente são utilizados por criminosos em assaltos a bancos e veículos de transporte de valores (Carros-fortes).
Durante as atividades, os policiais verificaram as instalações de pedreiras e mineradoras que possuem potencial para serem alvos inicias de criminosos, com a fiscalização voltadas especialmente a segurança dos locais. Desde o início das operações do gênero, denominadas “Operação Angico Blaster”, os ataques a instituições financeiras e veículos de transporte de valores diminuiriam significativamente no estado, trazendo maior segurança à população gaúcha.