17 C
Canela
quinta-feira, maio 23, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioSegurançaPatram orienta sobre normas e cuidados que devem ser tomados com cães...

Patram orienta sobre normas e cuidados que devem ser tomados com cães usados em caça a Javalis

Publicidade

Na tarde desta quarta feira (08/11), Policiais Ambientais (Patram), realizaram atividade de inspeção em local onde eram mantidos cães, supostamente em maus tratos. O local, no município de Gramado, era residência de um esportista no abate de Javalis, animal invasor e causador de diversos danos ao patrimônio (lavouras) e principalmente ao meio ambiente, gerando desequilíbrio ecológico.

Desta maneira uma das modalidades de abate do Javali, utiliza cães para levante ou farejo do “porco”, e outros cães de agarre, geralmente da raça Pit Bul e Dogo Argentino, pelo porte avantajado e capacidade de ataque. Para este modal, além do Cadastro Técnico Federal (CTF), expedido pelo IBAMA, é necessário Laudo Médico Veterinário, confeccionado individualmente aos cães que compõem a matilha.

Publicidade

No caso analisado pela guarnição de policiamento ambiental, a denúncia continha riqueza de detalhes o que possibilitou lavrar Notificação Ambiental solicitando a apresentação dos documentos citados acima. O investigado comprovou que os ferimentos encontrados no cão, estão sendo tratados e avaliados por médico veterinário, ainda se tratam de tumores, onde já foram realizadas duas cirurgias no cão. Outras informações e advertências foram fornecidas ao investigado, o que não impede novas fiscalizações pelas guarnições da Patram.

Publicidade

Solto na natureza

Ainda na tarde de quarta feira (08/11), Policiais Ambientais, em atendimento de solicitação para remoção de animal nativo em área urbana, levaram o marsupial, Gambá, recolhido na área central de Canela até um ambiente de mata apropriado.
O animal estava sem ferimentos e não ofereceu dificuldades para apanhá-lo. Durante o dia, geralmente, dormem no interior de buracos encontrados, por exemplo, em troncos de árvores. Os gambás são animais solitários e nômades e estão muito adaptados a viver em ambientes modificados pelo homem.

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
CANELA -  Após uma vistoria na quadra do Ginásio Santa Marta na tarde desta quinta-feira (23), o Departamento Municipal de Esporte e Lazer optou pelo adiamento da rodada que aconteceria à noite. Na vistoria foi constatado que a chuva...
CANELA - Nesta quinta-feira, 23, o vereador Marcelo Savi organizou uma reunião, junto a Secretaria de Meio Ambiente, com a presença do secretário, Leandro Pereira Heidtmann, além de técnicos e geólogos da secretaria. A reunião que teve como pauta...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.