Patram inicia operações no Sistema Salto voltadas ao período da Piracema

0
56
Fotos: Soldados Buss, Felipe e Chaves/Divulgação
Publicidade

Durante a tarde desta terça-feira (2), no município de São Francisco de Paula, a guarnição do 2º Pelotão de Policiamento Militar Ambiental de Canela (Patram) realizou operação de fiscalização embarcada nas barragens do Sistema Salto. As atividades típicas de polícia ostensiva, marcaram o início das operações voltadas ao período de Piracema.

A palavra piracema vem do tupi e significa “subida do peixe”, sendo o período em que determinadas espécies de peixes enfrentam grandes jornadas rio acima, a fim de garantir um local adequado para sua desova e alimentação. Durante a piracema, os peixes nadam contra a correnteza em cardumes, vencendo obstáculos naturais, como as cachoeiras, e também aqueles criados pelo homem, como barragens hidrelétricas. Algumas espécies nadam mais de dois mil quilômetros até alcançarem as nascentes, sendo uma viagem exaustiva, mas essencial para a reprodução.

Publicidade

Neste período as atividades de pesca tornam-se muito restritas e algumas são proibidas. No Rio Grande do Sul, a piracema inicia em 1 de novembro e finda em 31 de janeiro.
Além da fiscalização das atividades pesqueiras, que ocorreu através da abordagem de embarcações e acampamentos, a guarnição verificou a documentação de motos-aquáticas, bem como a habilitação de seus condutores, orientando banhistas quanto aos cuidados na água. O policiamento ambiental alerta que conduzir embarcação em águas públicas sem a devida habilitação constituí contravenção penal nos termos do artigo 32 da Lei 3.688/1941.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.