Nesta segunda-feira (19), a Polícia Ambiental (Patram), realizou duas ações distintas. Em uma delas fiscalizou o funcionamento de limpa fossas e dedetizadoras em Canela e Gramado. Na segunda ação acompanhou a Promotoria de Justiça durante vistoria em um loteamento em Canela.
Os policiais militares do 2º Pelotão de Policiamento Militar Ambiental de Canela, executam operação de fiscalização a empresas responsáveis por realizar dedetização com produtos químicos e limpa fossas, que esgotam e transportam dejetos e esgotos. Houve vistorias nos municípios de Canela e Gramado.
As atividades potencialmente poluidoras fazem parte do rol constante em resolução do Conselho Estadual de Meio Ambiente, CONSEMA, portanto passíveis de licenciamento estadual. Durante a operação algumas empresas foram vistoriadas e seus documentos conferidos. Não foram constatadas irregularidades.
Ainda na segunda-feira, os Policiais Ambientais, acompanharam o Promotor de Justiça da Comarca de Canela, durante realização de vistoria em loteamento popular, objeto de ajustamento de conduta. A demanda visou conferir circunstâncias contidas em acordos e ajustamentos para a regularização das moradias cadastradas no âmbito municipal. Além de levantamento fotográfico habitual, foi efetuado o vôo com VANT, onde foram captadas imagens aéreas.