Na manhã deste domingo (6), policiais militares do 2º Pelotão de Policiamento Militar Ambiental de Canela (Patram), realizaram o atendimento de denúncias de maus tratos de animal doméstico em Canela. A denúncia trazia notícia de que uma cachorrinha estava sendo submetida a maus tratos por negligência em uma residência do município. No local dos fatos a guarnição constatou os fatos narrados na denúncia, sendo tomadas as medidas legais cabíveis para a melhoria do animal e a responsabilização da proprietária.
Já na parte da tarde, os policiais ambientais realizaram o salvamento de um cão que estava caído em via pública sem condições de locomoção. No local dos fatos a guarnição constatou que o animal entraria em óbito caso não recebesse socorro imediato, diante dos fatos foi resgatado e encaminhado ao CEMPRA, no município de Canela para atendimento médico veterinário.
Aves silvestres em cativeiro
Ainda no domingo (6), os policiais ambientais realizaram atendimento de denúncias referente a manutenção de aves silvestres em cativeiro no município de Gramado. A denúncia trazia notícia de que em uma residência haveriam papagaios sendo mantidos em cativeiros. No local dos fatos, foi constatado que há na referida residência um casal de Agaporns, ave exótica que pode ser criada em cativeiro no Brasil. As condições dos animais eram boas, e o proprietário atendia todas as condições legais para manter as aves em sua residência, não configurando os fatos denunciados.