CANELA | Durante a sessão da Câmara de Vereadores de segunda-feira (19), em seu pronunciamento, o vereador Lucas Dias anunciou que o parecer final da Comissão Processante que analisa o caso do vereador Joãozinho Silveira (MDB) será protocolado nesta terça-feira (20). O edil já adiantou que o parecer será favorável à continuidade do processo de cassação do vereador Joãozinho. No entanto, Lucas Dias deixou claro que a decisão final será de cada vereador, com base no que foi apurado.
A Comissão Processante é formada por Lucas Dias (PSDB), como presidente, Rodrigo Rodrigues (PDT), como relator, e Nene Abreu (MDB). Conforme Lucas Dias, “ foram horas de escuta, análise técnica e responsabilidade com a verdade. Mais de 7 depoimentos, incluindo o do próprio acusado, foram levados em conta para que a resposta da Câmara seja clara e firme”. O vereador lembrou ainda que a comissão não está analisando se houve ou não crimes, isso cabe à justiça, e sim votar sobre a questão se houve ou não uma conduta vexatória que comprometeu a imagem da Câmara de Vereadores. “A comunidade espera posicionamento, e nós reafirmamos nosso compromisso com a ética, a transparência e o respeito à população, porque existe um limite e ele precisa ser respeitado”.
Joãozinho foi preso no dia 25 de março acusado de desviar materiais que seriam utilizados para a construção de uma casa para uma família em vulnerabilidade no interior do município. O vereador foi colocado em liberdade provisória no dia 10 de abril. Ele foi indiciado pelos crimes de receptação qualificada, falsidade ideológica e peculato, porém o Ministério Público apresentou denúncia por apenas dois deles, excluindo a receptação.