17.6 C
Canela
terça-feira, abril 30, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioCulturaOrquestras de Sopro de Bom Jesus e de Veranópolis e Sons da...

Orquestras de Sopro de Bom Jesus e de Veranópolis e Sons da Serra serão atrações na Estação Campos de Canella

Publicidade

CANELA – Este será mais um final de semana com o oferecimento de shows musicais e de artes circenses na Estação Campos de Canella – a Rua Coberta de Canela, oportunizando aos canelenses e visitantes belas experiências culturais. Começa na sexta-feira, dia 22 de dezembro, às 18 horas, com apresentação da Orquestra de Sopros de Bom Jesus. A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, assim denominada na época, em 2003, surgiu com a aprovação de um projeto junto ao Ministério da Cultura – Minc, pelo qual o Município recebeu um conjunto de instrumentos de sopros. Inicialmente as aulas tiveram a adesão de 16 alunos. Hoje, 20 anos depois, a Orquestra Municipal de Sopros de Bom Jesus conta com 30 componentes e está sob a regência do maestro Edimar Jacoby. Os integrantes são de idade variada, desde crianças que frequentam aulas de música no Departamento de Cultura de Bom Jesus até músicos mais experientes. Para a apresentação em Canela, a Orquestra terá, além dos músicos bom-jesuenses, os integrantes de Vacaria e São José dos Ausentes que compõe o grupo.

Em seu histórico, a primeira apresentação da Orquestra de Bom Jesus foi no final de 2004, no Evento de Natal do município, na Praça Rio Branco de Bom Jesus. Depois, a Orquestra já se apresentou: na Festa do Mel, Cambará do Sul; em várias edições da Festa da Gila, em Bom Jesus; na Semana do Município, de São José dos Ausentes; no Gramado Hotel; no Natal de Ana Rech, em Caxias do Sul; nos Eventos Municipais bom-jesuenses: Semana do Município, Desfile Cívico de 7 Setembro, Natal e na Noite Italiana; também no Encontro de Bandas, de Ijuí; no 15 de Novembro Encontro de Bandas; no Natal de Jaquirana; na Expovac, em Vacaria; Apresentação na UCS (Universidade de Caxias do Sul), em Vacaria; no Natal dos Sonhos, em Bom Jesus/RS; em evento na Câmara de Vereadores de Bom Jesus/RS; no Balonismo com a Arena da Cultura, em Vacaria; em edições da Feira do Livro, de Bom Jesus; e, na Conferência Intermunicipal de Cultura dos Campos de Cima da Serra, realizada no dia 2 de dezembro de 2023 em Vacaria.

Publicidade

Os instrumentos utilizados são trompete, horn, trombone, clarinete, sax, violão, guitarra, baixo e bateria. Para a apresentação em Canela, o repertório preparado é composto pelas músicas: Jingle Bells, Noite Feliz, We wish you a merry christmas, Angels we have heard on high, Greensleeves, Nona Sinfonia de Beethoven, When the saints go marching in, Aquarela (Toquinho), Soul Bossa Nova, Whisky a go go (Roupa Nova), Theme from James Bond, Another brick in the wall, Theme from pink panther, All about that bass (Meghan Trainor) e Oh happy day.

Publicidade

Dirceu Andrioli – Foto Divulgação

Intervenções de artes circenses serão apresentadas pelo Ponto de Cultura Kombinação, com o espetáculo Kaiu da Kombi, de rua, teatral, coreográfico e performático, utilizando as técnicas tradicionais do circo com uma linguagem moderna.

Já no sábado, dia 23, a partir das 14 horas, tem apresentação do maestro Dirceu Andrioli, músico com mais de 30 anos de experiência que atua como regente das Orquestras de Sopro de Veranópolis e Faria Lemos/Bento Gonçalves e da Orquestra Municipal de Carlos Barbosa. Ele já tocou no Estação Cultural em Canela no dia 9 e retorna ao palco novamente. A partir das 15 horas, Dirceu faz a regência para a apresentação da Orquestra de Sopros de Veranópolis, que já tem mais de 30 anos de atividades e sempre oferece ao público espetáculos de alta qualidade, produzidos com muita dedicação e envolvimento dos participantes. No ano de 2019 inseriu no quadro de músicos, violinos, violoncelo e contrabaixo acústico. Mantida pela Associação Musical de Veranópolis através de convênio com a Prefeitura Municipal, a Orquestra tem uma sala própria e realiza ensaios semanais coordenados pelo atual maestro Dirceu Andrioli. Muitos músicos que alcançaram destaque no cenário cultural do estado tiveram na orquestra um reforço de formação. Em Canela tocarão músicas de Os Incríveis, Bonney M, The Fevers, Willage People, Grafite, Barbarella e Queen, entre outras.

Orquestra de Sopros de Veranópolis – Foto Ingrid Verardo

Ao final da tarde de sábado, a partir das 18 horas, tem o show Sons da Serra, com os músicos gaúchos Emílio Fogaça, David Fritsch e Vitor Vargas. O trio constituiu o projeto Sons da Serra com o objetivo de fazer uma apresentação inteiramente instrumental, com repertório recheado de marcas gaúchas, e ainda a interpretação de obras advindas de outras regiões do Brasil, assim como canções castelhanas e até de outros continentes, demonstrando a possibilidade da gaita e do violão ultrapassarem as fronteiras do Rio Grande sem perder a autenticidade. Apresentarão Odeon, Brejeiro, Brasileirinho, La cumparsita, Por una cabeza, La punhalada, Noites do sul, Merceditas, Km 11, Noite feliz, Espinha de bacalhau, Pedacinhos do céu, Pra ti guria e Milonga para as Missões.

Sons da Serra – Foto Divulgação

Também no sábado, o Ponto de Cultura Kombinação fará apresentação de artes circenses.

Realizado pela S&S Cultura Turismo e Eventos, o projeto Estação Cultural em Canela – Cultura o ano todo é executado através da lei federal de incentivo à cultura. Assim, são apoiadores culturais: Samburá, Buffon, Nutrire, Tide Brasil, Rivatti, Progás, Braesi, Laguetto, Difatto, Ls Nogueira, GP Pneus e Estação Campos de Canella. Ministério da Cultura – Governo Federal Brasil. União e Reconstrução.

Kombinação – Foto Sérgio Azevedo

Serviço:
Estação Cultural em Canela – Cultura o Ano Todo
Local: Estação Campos de Canella – Rua Coberta de Canela

Sexta-feira, 22 de dezembro:
Show: Orquestra de Sopros de Bom Jesus
Espetáculo circense: Kaiu da Kombi
Horário: 18 horas

Sábado, dia 23 de dezembro:
Show: Músico Dirceu Andriolli
Horário: 14 horas
Show: Orquestra de Sopros de Veranópolis
Horário: 15h
Show: Sons da Serra
Horário: 18 horas
Espetáculo circense: Kaiu da Kombi
Horário: 14, 15 e 18 horas
Os shows terão entrada franca.

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
SÃO FRANCISCO DE PAULA -  Uma colisão frontal envolvendo dois caminhões deixou quatro pessoas feridas na tarde desta segunda-feira (29). O acidente ocorreu na RS-020, na localidade conhecida como Curva da Pêra, na saída de São Chico para Taquara....
GRAMADO - O outono em Gramado é a estação conhecida por avermelhar as ruas e bairros da cidade, trazendo o charme da estação. E, nos próximos dias, este cenário servirá de inspiração para artistas plásticos, professores, alunos e amantes...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.