17 C
Canela
quinta-feira, março 28, 2024
spot_img
spot_imgspot_img
InícioSegurançaOperação da Polícia Civil resultou em prisão e afastamento de servidores

Operação da Polícia Civil resultou em prisão e afastamento de servidores

Publicidade

A Polícia Civil de Canela deflagrou a 8ª fase da Operação Caritas, que investiga corrupção em parte do poder público da cidade. Em grande operação policial, foram cumpridas simultaneamente 180 medidas judiciais, incluindo-se prisão preventiva do Secretário de Meio Ambiente Jackson Müller, 2 afastamentos cautelares de servidores públicos pelo prazo de 120 dias e sem remuneração, 4 afastamentos cautelares de servidores públicos por 60 dias sem remuneração, 40 mandados de busca e apreensão, 111 quebras de sigilo, 7 apreensão de veículos e uma restrição de venda a imóvel.

Ao todo, 130 policiais civis participam da operação policial, que está sendo realizada nas cidades de Canela, Gramado, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Taquara, Igrejinha, Guaíba, Santa Maria, Capela de Santana, Portão, Canoas, Estância Velha, Tupandi, Bom Princípio, Vale Real, Florianópolis/SC, Goiânia/GO.

Publicidade

A operação policial integra a Operação Caritas, da Polícia Civil de Canela, que se concentra nesta 8ª fase em apurar crimes ocorridos no âmbito da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Canela. São apuradas denúncias de que empresas pertencentes ou ligadas a servidores públicos (CCs) do alto escalão da Pasta e seus sócios seriam indicadas a munícipes e empresários da cidade que buscavam licenciar grandes empreendimentos em Canela. Caso o munícipe ou empresário não contratasse a empresa ligada aos servidores, tinha inviabilizada ou postergada a possibilidade de obtenção da licença ambiental pretendida. Ainda, estão sob suspeitas contratos firmados pela Prefeitura Municipal de Canela com empresas ligadas aos servidores, com dispensa de licitação (inexigibilidade), na Secretaria do Meio Ambiente.

Publicidade

Contratos que somam até 8 milhões de reais estão sob investigação e suspeita, incluindo-se mais de 7.3 milhões de reais em contratos públicos somente nos últimos meses. A Polícia Civil informa que 27 pessoas são alvo das medidas cumpridas no dia de hoje, sendo 18 pessoas físicas e 9 pessoas jurídicas, mas são mais de 30 os investigados somente neste inquérito policial. As investigações policiais da Operação Caritas em relação à Secretaria Municipal do Meio Ambiente ocorrem há cerca de 6 meses.

A Polícia Civil de Canela não divulgou nomes de investigados, restringindo-se a afirmar que há fortes elementos no inquérito ligando parte do alto escalão da Secretaria do Meio Ambiente a empresas que seriam indicadas ou que realizaram contratos públicos com a Prefeitura Municipal de Canela, ressaltando os posicionamentos do Ministério Público de Gramado e do Poder Judiciário de Canela, que confirmaram, praticamente na íntegra, os pedidos formulados pela Polícia Civil no curso das investigações, viabilizando o cumprimento de 180 medidas judiciais simultaneamente na manhã de hoje.

Publicidade


Publicidadespot_imgspot_imgspot_img
Artigos Relacionados
Leia também
⚽ 𝐆𝐢𝐫𝐨 𝐄𝐬𝐩𝐨𝐫𝐭𝐢𝐯𝐨 #29📍 Coluna esportiva com opinião do jornalista Alexandre Cruz.📌 Assuntos da semana são Terceirona de Futsal de Canela, Inscrições para Bocha e Canastra e Dupla Gre-Nal.👉 A Coluna tem como apoiadores:CANELA MATERIAIS...
CANELA - A Polícia Civil prendeu, na tarde desta quarta-feira (27), um homem acusado de manter a própria esposa em cárcere privado e agredi-la verbal e fisicamente. Após acionados pela própria vítima por telefone, policiais civis deslocaram-se à residência...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.