Contrato foi assinado na última terça-feira (30) e empresa possui prazo de quatro meses para concluir os trabalhos.
Nas próximas semanas as obras do novo CRAS Canelinha – Centro de Referência em Assistência Social serão retomadas. O prefeito Constantino Orsolin assinou na tarde de terça-feira (30) o contrato com a empresa MMdeJesus Construtora e Serviços Ltda.
As obras do Centro de Referência em Assistência Social iniciaram em 2019 e não foram concluídas devido a pandemia, período em que os serviços foram paralisados. Após, a empreiteira responsável pela obra acabou decretando falência. O distrato do contrato se estendeu por mais alguns meses devido a obra ter valores do Governo Federal.
Após os trâmites burocráticos serem resolvidos uma nova licitação foi realizada e o prazo para conclusão dos trabalhos será de quatro meses, num investimento de R$ 298.805,95. “Esta nova estrutura será fundamental para prestarmos serviços com ainda mais qualidade e conforto aos usuários. É uma região da nossa cidade que demanda muito trabalho na área da assistência social”, avalia o secretário titular da pasta, Carlos Arthur Pacheco.
PRÉDIO ALUGADO
O CRAS tem como principal objetivo trabalhar o fortalecimento de vínculos familiares. A unidade que atende 25 bairros funciona em um imóvel alugado na Avenida Cônego João Marchesi, nº 420. Já o novo prédio está localizado em um terreno da Prefeitura na Avenida Cônego João Marchesi, próximo a Unidade de Saúde do bairro Canelinha.
As famílias contam com atendimento social diário, visita domiciliar, grupos de orientação e oficinas aos beneficiários de programas sociais e outros usuários do serviço. As atividades são direcionadas a diversas faixas etárias, incluindo idosos e crianças. O CRAS Canelinha atende aproximadamente três mil famílias.
CRAS
O CRAS é uma unidade pública, responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios, tendo como objetivo prevenir ocorrências de situações de vulnerabilidades e riscos sociais por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, ampliando o acesso aos direitos e cidadania.
Fotos: André Fernandes