11.9 C
Canela
quinta-feira, abril 25, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioRegiãoNova Petrópolis vai ampliar testagem para COVID-19

Nova Petrópolis vai ampliar testagem para COVID-19

Publicidade

A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis iniciará a testagem de rastreio e busca ativa de infectados pelo novo coronavírus – COVID-19 assintomáticos. A primeira fase vai atingir profissionais que atuam em supermercados, mercados, fruteiras, padarias, açougues e similares. Na sequência, a segunda fase de testagens irá abranger profissionais das farmácias e restaurantes. Na terceira fase, profissionais dos postos de combustíveis também serão testados. Outros grupos serão definidos futuramente. A aplicação de testes nos grupos que integram a primeira fase deve iniciar no dia 20 de julho.

A etapa ampliada de testagem para COVID-19 iniciará pelos profissionais que atuam nos serviços essenciais, que não podem parar, onde não é possível realizar o teletrabalho, e que demandam maior contato com o público e que exigem trabalho em ambientes de maior proximidade física, como supermercados, fruteiras, padarias, açougues e similares.

Publicidade

“A testagem de indivíduos assintomáticos representa uma importante estratégia porque tira de circulação alguém que pode infectar mais indivíduos suscetíveis. A identificação rápida de alguém infectado permite monitorar esse indivíduo e iniciar, de forma precoce, o tratamento em caso de evolução da doença, bem como a possibilidade de monitorar também as pessoas que mantiveram contato próximo com este assintomático, reduzindo o potencial de transmissão comunitária. A testagem nesses grupos possibilitará projeções mais assertivas quanto à real situação da pandemia e demandas do sistema no nosso Município. A medida também contribui para o retorno seguro às atividades econômicas”, explicou a secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Claudia Silvane Pires.

Publicidade

A partir de segunda-feira, dia 13 de julho, a Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio inicia o cadastramento dos estabelecimentos que integrarão a primeira fase de testagens. “Faremos contato com supermercados, mercados, fruteiras, padarias, açougues e similares para apurar, junto aos empresários destes ramos, as equipes de colaboradores a serem testadas”, disse a secretária da pasta, Roberta Liane Silva, ao salientar que os estabelecimentos que integram a primeira etapa de testes também podem entrar em contato com a Secretaria, basta ligar para (54) 3281-1222 a partir de 13 de julho.

De acordo com o prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn, o Município já está viabilizando outras formas de combate à propagação do novo coronavírus, como estratégias de higienização, por exemplo. “Toda a Administração Municipal está mobilizada no enfrentamento à COVID-19. Já realizamos a testagem dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate à pandemia no Município, sendo que, os 183 testes rápidos aplicados resultaram negativo para COVID-19. Agora, o Poder Público vai viabilizar, com recursos próprios ou recursos específicos para o combate à pandemia, a ampliação de testagens na comunidade, iniciando pelos grupos de profissionais que atuam nos serviços essenciais”, declarou o prefeito Municipal.

Além disso, durante os fins de semana, os seguranças que prestam serviço para a Prefeitura de Nova Petrópolis seguem atuando na Praça das Flores para impedir a aglomeração de pessoas e para alertar sobre o uso obrigatório de máscaras. Mais uma ação preventiva de combate à propagação do novo coronavírus.

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
Histórica hospedagem da Serra Gaúcha, o Parador Hampel, é a atração do projeto de Educação Patrimonial que retorna a São Chico em 2024. Documentário estreia em junho e a comunidade pode participar de visitas guiadas na propriedade. SÃO FRANCISCO DE...
CANELA - Nos dias 16 e 17 de abril, a Prefeitura de Canela promoveu uma importante reunião para apresentação dos Programas de Segurança e Saúde Ocupacional (PSSO). O encontro teve como objetivo informar os secretários municipais sobre os programas...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.