Gestores Municipais apresentaram sugestões em reunião realizada em Porto Alegre.
NOVA PETRÓPOLIS | O prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen, e o vice-prefeito Municipal, Alexandre da Silva, participaram de uma reunião com o Secretário-Chefe da Casa Civil do Estado do Rio Grande do Sul, Artur Lemos, e com a equipe do Secretário de Estado da Reconstrução, Pedro Capeluppi, onde manifestaram a posição contrária ao projeto de Concessão de Rodovias do Rio Grande do Sul – Bloco 1. A reunião aconteceu em Porto Alegre, no dia 3 de novembro, e também contou com a presença do deputado Estadual Elton Weber, natural de Nova Petrópolis.
Durante o encontro, as lideranças Municipais reforçaram os impactos negativos que o modelo de concessão poderá trazer para Nova Petrópolis e região, especialmente, no que diz respeito a instalação de um pedágio eletrônico “free flow” no Km 14 da ERS-235, na localidade de Linha Brasil, interior do Município.
“Acreditamos que a instalação desse pedágio prejudicará o turismo na região devido ao custo da viagem. E, prejudicará, especialmente, a comunidade de Nova Petrópolis, que transita muito entre as localidades de Linha Brasil, Linha Araripe e o Centro da cidade”, afirma o prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen.
A Administração Municipal apresentou alternativas e sugestões para que o Governo do Estado reavalie o projeto, considerando soluções que minimizem prejuízos e promovam um modelo de concessão mais equilibrado para as comunidades envolvidas. Para Michaelsen, o diálogo aberto com o Estado é fundamental para que sejam construídas decisões mais alinhadas à realidade regional.
“Além da instalação do pedágio, a ideia do Estado é duplicar a rodovia com mureta entre as vias. Nós não queremos uma pista de corrida. Nossa região merece uma via segura, com terceira pista onde é necessário, e que priorize o ciclista e o pedestre”, destaca o prefeito de Nova Petrópolis. “Queremos uma rodovia que encante quem trafega, que seja um atrativo por si só, queremos um trajeto seguro aos motoristas, aos pedestres e aos ciclistas”, complementa o vice-prefeito de Nova Petrópolis, Alexandre da Silva.
Ainda de acordo com o prefeito de Nova Petrópolis, não houve nenhum diálogo entre o Governo do Estado e o Poder Público Municipal antes do anúncio das futuras concessões.
“Tomamos conhecimento quando se tornou notícia na mídia. Este diálogo deveria ter sido feito com a participação da comunidade também, é algo que impacta muito e deveria ter ocorrido a participação popular, das lideranças regionais e do Governo Municipal”, ressalta Michaelsen.
A Prefeitura de Nova Petrópolis seguirá acompanhando as tratativas sobre o tema e defendendo os interesses da população nas próximas etapas de discussão do projeto.
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS
No dia 5 de novembro, o Governo do Estado anunciou que a proposta de concessão das rodovias estaduais que formam o chamado Bloco 1 receberá, ainda em novembro, quatro audiências públicas, que buscam apresentar o projeto à população e ouvir as demandas dos interessados.
O prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen, e o vice-prefeito, Alexandre da Silva, devem participar da audiência pública que será realizada no dia 18 de novembro, às 9h30, na Prefeitura de Gramado, localizada na Avenida Borges de Medeiros, nº 4.111. A Administração Municipal destaca que a participação da comunidade, de lideranças políticas e de entidades locais será essencial para ampliar o debate e garantir que a decisão final considere os impactos sociais e econômicos para toda a região.
ENTENDA O PROJETO
O projeto de concessão de rodovias estaduais foi anunciado pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, no dia 28 de outubro. A concessão é dividida em blocos, com investimentos previstos superiores a R$ 12 bilhões. O Bloco 3 já foi concedido, enquanto os Blocos 1 e 2 estão em fase de consulta pública e lançamento de edital. As concessões incluem duplicações, construção de novas rodovias, terceiras faixas, acostamentos e serviços como socorro mecânico 24h, além do uso do sistema de cobrança de pedágio eletrônico “free flow”.
Composto por 454 quilômetros de extensão, o Bloco 1 da concessão conta com trechos das estradas ERS-020, ERS-040, ERS-115, ERS-118, ERS-235, ERS-239, ERS-466 e ERS-474. Uma nova rodovia, a ERS-010, também está incluída. Com pista dupla, dois sentidos de circulação e 41,4 quilômetros de extensão, a estrada tem seu traçado previsto a partir da BR-290, em Porto Alegre, até a ERS-239, em Sapiranga, constituindo-se como alternativa à BR-116. O projeto está em fase de modelagem e passará por consulta pública, com previsão de edital para o primeiro trimestre de 2026.




















