Na esquina da popular rua torta com a Avenida Borges de Medeiros, a imponente casa onde residiu o primeiro subintendente de Gramado recebe centenas de pessoas todos os dias desde que se tornou o Museu Major José Nicoletti Filho. Segundo dados da Secretaria da Cultura, em seis meses desde a inauguração, o espaço já recebeu mais de 40 mil pessoas.
A casa, que conta a história de Gramado através das etnias Italiana, Alemã e Portuguesa, destacando também a presença indígena e negra, foi restaurada através de uma parceria público-privada liderada pelo prefeito Nestor Tissot com a empresa Hasam Incorporações. O espaço foi inaugurado em dezembro de 2022, no ano de seu centenário.
Para o secretário Ricardo Bertolucci Reginato, os números do Museu Major José Nicoletti Filho mostram como há procura por equipamentos culturais em Gramado e pela história do município. “A movimentação aumenta cada vez mais naquele local e é preciso que exaltemos o qualificado trabalho de recepção e de mediação conduzido pela equipe do museu”, destaca.
O Museu Major José Nicoletti Filho abre de terça-feira a sábado, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h30.
Crédito: Ascom/PMG