União é a palavra que define. A aluna-sargento Elisete Carvalho de Azevedo, da EsFES Porto Alegre, revelou aos colegas de turma estar passando por um momento difícil: o tratamento para superar um câncer de mama, descoberto no final de 2021. Superadas a cirurgia para retirada do tumor e a primeira de quatro sessões de quimio, a policial militar que serve na em Canela, avaliou que era melhor cortar seu cabelo, mas ainda não havia efetivado tal decisão.
Os cabelos são, para grande parte das mulheres, símbolos de feminilidade. Tão logo seus colegas souberam da situação, foi unanimidade: “a gente vai raspar o cabelo também, pra te encorajar e dar força pra superar esse obstáculo”, disseram.
O gesto simples, mas carregado de significado, mostra que a união é um dos valores mais importantes, devendo sempre ser valorizado e estimulado. Através das redes sociais, os colegas de Canela manifestaram apoio para Eliete. “Não tenho palavras pra descrever esse ser humano que conheço mais da metade da minha vida. Uma verdadeira guerreira, que sempre encarou tudo de frente e esse é apenas mais um desafio onde te veremos vencedora. Orgulho demais de você minha amiga/irmã”, destacou uma colega.
Imagens e edição: Soldados Tiago Vieira e Cecília Ferreira