17 C
Canela
sexta-feira, março 29, 2024
spot_img
spot_imgspot_img
InícioNotíciasMetsul alerta para domingo de muito vento que antecede ciclone

Metsul alerta para domingo de muito vento que antecede ciclone

Publicidade

A MetSul adverte que o domingo de muito vento em várias regiões gaúchas precede a formação de um ciclone extratropical na costa do Estado nesta segunda-feira (5). No dia de hoje, o tempo segue com vento moderado com rajadas fortes em diversas regiões e que tendem a se intensificar na segunda metade do dia. Agora, na parte da manhã, o vento sopra na maior parte do Estado entre 30 km/h e 50 km/h com rajadas isoladamente superiores, mas entre a tarde e a noite ganha força no Centro, Sul e no Leste do Estado.

As rajadas mais fortes devem ocorrer no Sul gaúcho, na área da Lagoa dos Patos e seu entorno e na faixa costeira (Litoral) com rajadas entre 60 e 80 km/h entre o meio da tarde e a noite deste domingo e ainda nas primeiras horas da segunda-feira. Estas zonas de maior risco de vento forte incluem a área de Porto Alegre, onde o vento do quadrante Leste deve apresentar maior intensidade na segunda metade do domingo e no começo da segunda-feira.

Publicidade

O motivo, inicialmente, para a ventania no Rio Grande do Sul não tem nada a ver com ciclone ou temporal. É consequência da grande diferença (gradiente) de pressão atmosférica e de temperatura com um centro de alta pressão associado à massa de ar frio que avança do Centro da Argentina para o Atlântico e uma baixa térmica entre o Norte do Paraguai e o Mato Grosso do Sul associada ao ar muito quente.

Publicidade

Entre o final da segunda-feira e o começo da terça-feira, depois de uma diminuição da intensidade do vento por algumas horas, o Sul e o Leste do Estado devem experimentar a reintensificação do vento por conta da formação de um ciclone extratropical sobre o Atlântico a Sudeste do território gaúcho. Este ciclone se forme a Sudeste do Rio Grande do Sul nesta segunda e se afasta no decorrer da terça. Enfatizamos que não será profundo e muito menos terá característica de bomba.

As rajadas mais fortes devem ocorrer no Sul gaúcho, em particular entre o Chuí e Mostardas, com velocidade entre os 60 km/h e 80 km/h, mas rajadas são possíveis entre o final da segunda e a manhã de terça em pontos do Leste do Estado como a Lagoa dos Patos e seu entorno assim como o Litoral Norte gaúcho. Devem ficar entre 50 km/h e 70 km/h, podendo se isoladamente superiores.

O tempo muito ventoso de hoje e do começo da segunda-feira, e um segundo momento com o vento moderado a forte por conta do ciclone entre o final da segunda e parte da terça, podem trazer alguns transtornos como queda de árvores, falta isolada de luz e queda de estruturas mais frágeis.

O domingo é de muitas nuvens no Rio Grande do Sul e até aberturas de sol ocorrem em parte do Estado, mas da tarde para a noite a instabilidade aumenta no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul à medida que um centro de baixa pressão – que dará origem ao ciclone – começa a se formar e aprofundar. Por isso, cidades do Sul e do Centro para o Leste gaúcho devem ter chuva hoje a partir do meio ou final da tarde, prosseguindo à noite.  A chuva na parte Norte da Lagoa em pontos do Sul pode ser moderada a forte em alguns momentos com possibilidade de precipitação por vezes isoladamente até torrencial com chance de algumas trovoadas.

Devido à chuva prevista na segunda metade do dia e no começo da segunda, e que vai se somar à volumosa ocorrida ontem e nos últimos dias, o que deixa o solo mais instável pela saturação de água, o vento moderado a forte agrava muito o risco de queda de árvores em Porto Alegre e outras localidades do Leste gaúcho.

Publicidade


Publicidadespot_imgspot_imgspot_img
Artigos Relacionados
Leia também
O destaque foi o lançamento do mais novo curso, o inédito Curso de Mascotes.CANELA - Aconteceu na quarta feira (27), um evento de prestação de contas e apresentação dos resultados, do trabalho desenvolvido no Centro Integrado de Desenvolvimento e...
GRAMADO - Na tarde desta quinta-feira, 28, o Gramadense viaja até o sul do Estado para seu segundo compromisso pelo Gauchão Sub-17. Em Pelotas, o CEG enfrenta a equipe do Progresso, no CT Rubro Negro, a partir das 15...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.