O projeto propõe uma mobilização estadual em prol da arrecadação de alimentos, que serão distribuídos a instituições sociais atendidas pelo programa Mesa Brasil Sesc. A cada 5 kg de alimentos doados em uma das 50 Unidades Sesc de todo o Rio Grande do Sul, os participantes recebem um cupom para concorrer a prêmios esportivos.
Neste ano, o projeto vai sortear camisas de futebol da Seleção Brasileira, da dupla Grenal, das equipes da Champions League, além da bola da competição europeia e de times do Brasileirão. Os itens esportivos são autografados pelos atletas e por renomes do esporte. A bola tem assinaturas de personalidades como Dunga, Cafú, Edmundo, Cristina, do futebol feminino, e Natalia Gitler do futebol de mesa. O sorteio dos prêmios vai ocorrer no dia 25 de maio, junto com a realização do Dia do Desafio, realizado pelo Sesc.
Nas últimas edições, o projeto arrecadou 125 toneladas de alimentos, sendo 60 em 2020 e 65 em 2021. Para o gerente de Educação, Assistência e Cultura do Sesc/RS, Silvio Bento, a finalidade do projeto é fundamental para a sociedade. “O Mesa Brasil é para a comunidade. Nós somos sensibilizados pela representatividade para as pessoas que precisam. Ainda mais o quanto foi fundamental durante a pandemia ter pessoas que ajudem”, afirma.
O diretor regional do Sesc e Senac-RS reforça que “campanhas como essa nos ajudam a incrementar as entregas, ampliando as doações e fazendo com que o Mesa Brasil chegue a mais pessoas, beneficiando todo o Estado”.
A parceria entre o projeto Mesa Brasil e o Instituto Dunga deve mobilizar o Estado para que as arrecadações superem os últimos anos. “Se durante a pandemia conseguimos arrecadar tanto, depois desses dois anos, com o retorno das atividades, vamos arrecadar muito mais. Queremos estimular as pessoas a participarem. Estamos entregando estas camisas assinadas para que seja uma grande campanha, mas nossa principal finalidade é ajudar as pessoas que mais precisam a ter alimentos na mesa”, reforça Dunga.
Também participaram do lançamento os colaboradores do programa Mesa Brasil Sesc de Porto Alegre, Andrea da Silva Rosa e Carlos Fernando da Silva, e a coordenadora de Assistência do Sesc/RS, Luciana Basile, além dos representantes do Instituto Dunga, Alcindo Dedavi e Lauro Pacheco.
Há 76 anos o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.