14.8 C
Canela
terça-feira, abril 23, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioEducaçãoMatrículas abertas dos cursos do UCS Sênior

Matrículas abertas dos cursos do UCS Sênior

Publicidade

O programa UCS Sênior, oferecido no Campus Universitário da Região das Hortênsias, está com matrículas abertas até o próximo dia 29 de julho, para quaisquer interessados com 50 anos de idade ou mais. Sete cursos serão oferecidos no segundo semestre, com aulas a partir da primeira semana de agosto.  

Cinco serão presenciais: Vida em Movimento, Memória Afiada, Fotografia Digital, Tecnologias Digitais e Linguagem e Cultura Inglesa. Escrevendo Narrativas Breves e Fios e Tramas: Arte Têxtil serão desenvolvidas no formato EaD síncrono, ou seja, com professores e estudantes ao vivo pela internet.  

Publicidade

Mesmo com a abertura dos encontros presenciais num cenário pós-pandemia, a UCS aposta em trabalhar a inclusão no meio virtual, cada vez mais presente entre o público sênior. É o aperfeiçoamento de habilidades em meio a uma sociedade que se utiliza de várias ferramentas digitais.  

Publicidade

Para a nova coordenadora do UCS Sênior da Universidade, a professora e psicóloga Verônica Bohm, a proposta dos cursos é a reinvenção, de forma a manter uma essência de fazer dos ambientes espaços de acolhida, de convivência, de muita amizade e aprendizagens, independentemente da modalidade – presencial ou on-line.  

“Todas as atividades são planejadas com muito cuidado, com professores altamente qualificados e com a garantia de excelência que a UCS coloca em tudo o que oferece à comunidade. Com a retomada da possibilidade do convívio social, um poderoso estímulo para a conquista do envelhecimento ativo e saudável é fazer novas amizades, compartilhar memórias e seguir construindo histórias. O UCS Sênior é o lugar ideal para isso”, aposta a professora Verônica. 

CURSOS DESTE SEMESTRE  

Vida em Movimento (presencial) 

A atividade visa a estimular a consciência do corpo por meio do movimento sutil e perceptivo. Os encontros compreendem alongamento, fortalecimento e relaxamento do sistema neuro-musculoesquelético associados a práticas e conhecimentos que oportunizam a manutenção de uma vida ativa, saudável e feliz.   

Horário: 17h às 18h15 (segunda-feira) 

Período: 1º de agosto a 12 de dezembro    

Ministrante: Marina Susin Siota 

Escrevendo Narrativas Breves (EaD síncrona) 

A atividade tem como objetivo trabalhar as narrativas curtas ou short stories dentro de novos conceitos de escrita literária, fazendo com que os participantes percebam a complexidade dessas narrativas e se apropriem de técnicas para suas criações. 

Horário: 14h às 16h (segunda-feira) 

Período: 1º de agosto a 12 de dezembro de 2022    

Ministrante: Maria Isabel Porazza Mendes   

Memória Afiada (Presencial) 

Busca compreender os processos cognitivos, em especial a memória, sob o enfoque da neurociência. Proporciona atividades práticas individuais e em grupo, oportunizando a socialização e o bem-estar das pessoas.   

Horário: 14h às 16h (terça-feira)   

Período: 2 de agosto a 13 de dezembro    

Ministrante: Marina Susin Siota  

Fios e Tramas: Arte Têxtil (EaD síncrona) 

Consiste em explorar texturas, formas, linhas e pontos por meio de técnica experimental de composição permitindo ao participante ampliar a visão de elementos visuais e transpô-los para o universo dos tecidos, linhas e agulhas.   

Horário: 14h às 16h (quarta-feira) 

Período: 3 de agosto a 14 de dezembro 

Ministrante: Maria Isabel Porazza Mendes  

Observação: o material didático não está incluso no valor do curso   

Fotografia Digital (presencial) 

Abordará temas de apoio para a produção fotográfica de viagens e paisagens. Os participantes serão incentivados a trabalhar fotomontagens e texto aliado a imagens, para a produção de um ensaio fotográfico pessoal. 

Horário: 14h às 16h (quinta-feira) 

Período: 4 de agosto a 8 de dezembro 

Ministrante: João Mendes Neto 

Exigência: ter câmera fotográfica ou celular com câmera.   

Tecnologias Digitais (presencial) 

Visa capacitar, ampliar e revitalizar os conhecimentos do mundo das tecnologias digitais, através das diversas ferramentas do nosso cotidiano (tablet, smartphone e computador).   

Horário: 14h às 16h (quinta-feira) 

Período: 4 de agosto a 8 de dezembro de 2022 

Ministrante: Milton Arcângelo Mânica 

Exigência: ter smartphone ou tablet  

Linguagem e Cultura Inglesa (presencial) 

Levar o aluno a refletir sobre os diferentes tópicos da cultura inglesa pela exploração dos costumes, das tradições, da gastronomia, da hospitalidade, da arte, da música e da literatura.  

Horário: 16h15min às 18h15 (quinta-feira) 

Período: 4 de agosto a 8 de dezembro 

Ministrante: Milton Arcângelo Mânica 

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
GRAMADO - A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Vereadores de Gramado optou por arquivar o Processo 1/2024, com representação de cassação ao mandato do vereador Volnei da Saúde (Progressistas), por quebra de decoro parlamentar.O documento...
CANELA - Na sexta-feira (19/04), o Soldado Cleimar C. de Oliveira, Militar Estadual lotado na Brigada Militar de Canela (1º BPAT), concluiu o curso de patrulhamento rural, realizado na sede do 2° Regimento de Polícia Montada - Brigada Militar,...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.