17 C
Canela
quinta-feira, maio 23, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioPrefeituraMais moradores do bairro Três Pinheiros puderam retornar para casa

Mais moradores do bairro Três Pinheiros puderam retornar para casa

Publicidade

GRAMADO – No fim da tarde de sexta-feira (08) o prefeito Nestor Tissot e demais membros do Executivo Municipal, se reuniram com a comunidade do bairro Três Pinheiros para anunciar que os moradores da área amarela poderão retornar para suas casas já neste mesmo dia. A permissão do retorno foi possível após a realização das três etapas de obras apontadas pelo Plano de Ação, elaborado por empresas especialistas em engenharia e geotecnia: Colocação de um talude no muro de contenção da Perimetral, drenagem da água na encosta e corte das árvores de grande porte que ficavam sobre o talude.

Alguns locais que antes eram classificados como área vermelha foram reclassificados como amarelo em novo plano de ação emergencial para estabilização do risco enviado por empresas especialistas à Administração Municipal hoje. As famílias destes locais também poderão retornar. O parecer constatou que todas as ações emergenciais foram realizadas e a reclassificação das áreas foi possível graças à qualidade do trabalho realizado e diminuição dos volumes pluviométricos. “Realizamos as ações com a maior agilidade possível para poder chegar neste momento e dar essa notícia para vocês”, destacou o prefeito Nestor Tissot.

Publicidade

As aulas na Escola Pedro Zucolotto, que estavam ocorrendo de forma provisória na Vila Olímpica da Várzea Grande, retornarão para o bairro nesta segunda-feira (11).

Publicidade

Nova classificação das áreas:

Locais de baixo risco de danos (área VERDE): Compreende a 81 edificações no bairro Três Pinheiros e 02 edificações no bairro Planalto. Famílias dessa área retornaram para suas residências no dia 29 de novembro.

Locais de risco moderado de danos (área AMARELA): Compreende a 38 edificações do bairro Três Pinheiros. Famílias dessa área já puderam retornar para suas residências nesta sexta-feira (08).

Locais de risco elevado de danos (área VERMELHA): Todo loteamento Don Felipe, 01 edificação no bairro Planalto e 9 edificações no bairro Três Pinheiros. A reocupação desta área será permitida apenas após o início das obras definitivas de estabilização, com implantação de plano de reocupação específico, ou a finalização das obras definitivas de estabilização da encosta.

Vale ressaltar que poderá ser solicitada nova evacuação caso sejam identificados indícios de ruptura iminente ou sejam atingidos os limites pluviométricos definidos para o monitoramento.

Demais localidades atingidas:
A Administração Municipal destaca que segue monitorando as demais áreas atingidas, como o bairro Piratini, Loteamento Orlandi e linhas rurais. Equipes técnicas seguem trabalhando para avaliar estes locais e indicar ações de prevenção.

Crédito: Ascom/PMG

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
CANELA -  Após uma vistoria na quadra do Ginásio Santa Marta na tarde desta quinta-feira (23), o Departamento Municipal de Esporte e Lazer optou pelo adiamento da rodada que aconteceria à noite. Na vistoria foi constatado que a chuva...
CANELA - Nesta quinta-feira, 23, o vereador Marcelo Savi organizou uma reunião, junto a Secretaria de Meio Ambiente, com a presença do secretário, Leandro Pereira Heidtmann, além de técnicos e geólogos da secretaria. A reunião que teve como pauta...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.