18 C
Canela
sexta-feira, abril 26, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioPrefeituraMais dois estabelecimentos de Gramado recebem adesão ao Susaf

Mais dois estabelecimentos de Gramado recebem adesão ao Susaf

Publicidade

Gramado conta agora com quatro estabelecimentos que aderiram ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf). Desde o início do mês a Laticínios Ruppenthal e a Apis Gramado – Rui Model receberam o certificado e estão aptos a comercializarem seus produtos em todo o território estadual.

As duas primeiras empresas que aderiram ao Sistema Unificado foram a Embutidos Andreis e Embutidos Serra Grande Ltda. No total, são 10 estabelecimentos que possuem registro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O SIM é vinculado à Secretaria Municipal da Agricultura.

Publicidade

Conforme o médico veterinário e coordenador do SIM, Felipe Saldanha de Freitas, para aderir ao Susaf, o estabelecimento deve atender às legislações municipal e estadual, além de ter interesse em vender seus produtos no Estado. “Além de atender às leis, deve passar por construção ou reformas e aquisição de equipamentos; atualização de plantas arquitetônicas, memoriais descritivos e rotulagem de produtos; adequação de rotinas administrativas; cronograma de análises laboratoriais físico-químico e microbiológico; implantação de manual de boas práticas; além de procedimentos operacionais e condições higiênico-sanitárias satisfatórias”, afirma o coordenador do SIM.

Publicidade

Novos mercados e vantagens para os fabricantes de produtos de origem animal de Gramado

A permissão de venda em todo o Estado poderá aumentar as vendas dos produtos dos estabelecimentos que produzem alimentos de origem animal (tais como embutidos, queijo e mel), geração de renda, empregos e incentivo à permanência das famílias no interior.

O consumidor também ganha

A produção de embutidos cárneos, queijo, ovos, mel, pescados, leite e derivados tem o acompanhamento, vistorias e análises do SIM, inibindo os riscos à saúde pública. Ou seja, o SIM certifica, através de seu selo, aqueles produtos que foram elaborados com a devida qualidade higiênica e sanitária e que ofereçam qualidade e segurança alimentar.

Agroindústrias participantes do programa Gramado Colônia

Tanto a Laticínios Ruppenthal, quanto a Apis Gramado são agroindústrias do município que recebem incentivos do programa Gramado Colônia. Implantado em dezembro de 2017, por meio de lei municipal, o programa visa ampliar o auxílio à agricultura familiar e o desenvolvimento da produção rural pela agregação de valor às matérias-primas. Ao aderirem ao Gramado Colônia, os produtores recebem incentivo para a formalização dos empreendimentos e apoio para divulgação e comercialização dos produtos.

Saiba mais sobre os estabelecimentos

Laticínios Ruppenthal

Localizado na Linha Marcondes e registrado no SIM desde 2017, conta com uma equipe composta por quatro colaboradores, sendo os responsáveis Rafael Henrique e Everson Gabriel Ruppenthal. O estabelecimento produz cerca de 1800 kg/2000 litros mensais entre queijos, iogurtes, doce de leite e leite integral pasteurizado.

Apis Gramado – Rui Model

Também localizado na Linha Marcondes e registrado no SIM desde 2008, conta com uma equipe composta por três colaboradores, sendo o responsável Rui Model. O estabelecimento produz cerca de 1000 kg mensais entre Mel, Mel em Favos, Mel com pedaços de Favo, Mel de Jataí e Mel de Tubuna.

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
GRAMADO - O deputador federal Afonso Hamm destinou emenda no valor de R$415 mil para apoio à implementação e modernização de infraestrutura esportiva em Gramado. O prefeito Nestor Tissot recebeu com alegria o recurso, que vai beneficiar a comunidade...
CANELA -  Visando cada vez mais buscar a excelência no atendimento, o Spa Pet renovou suas instalações e traz novidades aos seus clientes. A loja segue localizada na Rua Dona Carlinda, 45, onde já funciona há quatro anos. No...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.