Os retalhos de tecido que cobrem toda a estrutura da 26ª Feira do Livro de Gramado chamam atenção de quem passa pelo evento. A decoração é fruto do projeto “Uma Colcha para Cobrir Vários Mundos”, que envolveu toda a comunidade. “Atravessamos a cidade de ponta a ponta para recolher os retalhos e depois os distribuímos em todas as escolas. A adesão foi tão grande que levamos o projeto para os clubes de serviço, entidades e todos os órgãos de Gramado. Assim, toda a comunidade ajudou a construir a 26ª Feira do Livro de Gramado”, conta uma das coordenadoras do projeto, Margarete Inês Anschau.
A ideia da criação de uma enorme colcha para colorir a feira nasceu quando o livro “Uma colcha para cobrir o mundo”, de Eleonora Medeiros, veio à tona. “Esse livro surgiu em uma das reuniões de organização desta edição da feira e pensamos: Por que não cobrir a Feira do Livro de Gramado com uma colcha?”, diz Patrícia Ibarros, que também coordena o projeto.
A enorme colcha foi decorada por seis mil gramadenses que foram convidados a responder a pergunta “Qual é o lugar da palavra?”. O resultado foram desenhos, frases, palavras e outras representações que agora decoram toda a Feira do Livro. “Estou encantada vendo as releituras maravilhosas que as crianças e toda a comunidade fizeram com tanto amor e carinho”, afirmou Eleonora, que é a patrona da 26ª Feira do Livro de Gramado.
A 26ª Feira do Livro de Gramado é realizada pela Secretaria da Cultura e segue até o dia 15 de outubro.