CANELA | Kenia Jaeger falou ao Jornal Digital Canela sobre seu trabalho e sua saída da Secretaria de Turismo de Canela. No início desta semana veio o anúncio de que ela deixaria o cargo, permanecendo até o final do mês. No entanto, já no final da tarde de quarta-feira (19), o prefeito Gilberto Cezar anunciou oficialmente que Athos Cunha é o novo Secretário de Turismo, ele que estava atuando como secretário adjunto.
Kenia iniciou seu trabalho no início do ano atuando como secretária adjunta, mas com a saída de Rafael Carniel em maio passado, ela assumiu como titular da pasta. Nossa reportagem entrou em contato com a ex-secretária a qual divulgou um extenso depoimento no qual faz um balanço de sua gestão, marcada, segundo ela, por desafios estruturais e pela necessidade de reconstrução interna da secretaria.
Kenia afirma ter assumido o cargo “movida por propósito, confiança e pela convicção de que poderia contribuir para um novo capítulo do desenvolvimento de Canela”. Segundo ela, poucos meses após entrar no governo, foi conduzida a liderar uma das pastas mais estratégicas da administração municipal — missão acolhida “com coragem, responsabilidade e profundo compromisso com a cidade”.
Confira o que disse a ex-secretária:
“Assumi a Secretaria de Turismo e Cultura movida por propósito, confiança e pela convicção genuína de que poderia contribuir para um novo capítulo do desenvolvimento de Canela. Recebi o convite para integrar o governo em um contexto desafiador e, poucos meses depois, fui conduzida a liderar uma das pastas mais estratégicas da administração municipal: uma missão inesperada, porém acolhida com coragem, responsabilidade e profundo compromisso com a cidade.
Desde o primeiro momento, senti de forma muito clara a confiança que me foi depositada pelas lideranças de Canela, pelos empresários, pela comunidade e pela equipe que me acompanhou diariamente. Essa confiança generosa, valiosa e determinante guiou cada uma das minhas escolhas e fortaleceu minha determinação para conduzir tudo o que foi possível, mesmo diante das limitações.
Desde o início, encontrei uma secretaria que precisava ser reconstruída em sua estrutura, em sua identidade e em sua capacidade de entregar resultados. Com orçamento comprometido e sem a possibilidade de compor integralmente minha própria equipe, meu trabalho precisou ir além do convencional: foi um exercício diário de liderança, integração, escuta e criatividade. Ainda assim, nunca desisti do propósito maior que me guiava: resgatar a essência de Canela, devolver brilho aos seus eventos e reconstruir a confiança no potencial turístico e cultural do município.
Minha gestão sempre foi pautada pelo verbo construir. Construir caminhos onde não havia recursos. Construir soluções onde existiam limitações. Construir pontes com a comunidade, com empresários, com parceiros e com todos que acreditam na força do turismo e da cultura como motores de desenvolvimento, geração de emprego, renda e projeção de destino.
Dentro desse processo, meu primeiro grande desafio foi a Festa Colonial deste ano. Desde o início, trabalhei para entregar uma nova imagem ao evento, elevar sua qualidade e fortalecer o sentimento de pertencimento da comunidade. Resgatamos a essência do que é ser canelense, valorizando nossos produtores, artistas e tradições. Foi um trabalho intenso, feito com firmeza, coragem e a convicção de que eventos autênticos têm o poder de unir, emocionar e projetar nosso destino.
Na sequência, enfrentamos um dos maiores desafios e também uma das maiores conquistas da gestão: viabilizar o Sonho de Natal, que, com o orçamento disponível, simplesmente não sairia do papel. Construímos um novo modelo via lei de incentivo e iniciamos uma captação forte e estratégica, recuperando a credibilidade da cidade após anos de desgaste. Foi um processo técnico, transparente e movido por determinação, verdade e compromisso com Canela.
Essas entregas representam a essência do trabalho que conduzi: reconstrução, resgate e visão de futuro. Trabalhei sempre com ética, firmeza de propósito e a determinação de quem acredita no poder transformador do turismo, da cultura e dos eventos na vida de um destino. Orgulho-me de ter iniciado movimentos de resgate da identidade local, fortalecido relações, estruturado bases e devolvido o olhar de brilho que Canela merece ter quando fala de si mesma.
Também reconheço que a gestão pública, sobretudo dentro do contexto político, impõe desafios que nem sempre estão sob nosso alcance. Algumas situações distanciaram-se da forma como acredito que o serviço público deve ser exercido na estrutura atual da prefeitura de Canela. Por isso, com serenidade, respeito e maturidade, entendo que este é o momento adequado para concluir este ciclo.
Saio com o coração grato e a consciência tranquila de que honrei a confiança que me foi dada, confiança que valorizo profundamente e que carregarei como um dos maiores reconhecimentos da minha trajetória. Levo comigo o aprendizado, o carinho da comunidade, o apoio dos empresários e a certeza de ter contribuído, com verdade e comprometimento, para fortalecer o turismo, a cultura e a imagem de Canela.
Reitero meu respeito à administração municipal e desejo pleno êxito na continuidade dos trabalhos, sempre em prol do bem coletivo, da valorização das pessoas e do desenvolvimento sólido da nossa cidade.”
Motivos da saída
Embora não detalhe diretamente as razões que motivaram sua decisão, Kenia aponta que a realidade da gestão pública e do contexto político trouxe desafios “que nem sempre estão sob nosso alcance”. Afirma ainda que algumas situações se distanciaram da forma como acredita que o serviço público deve funcionar na atual estrutura da prefeitura.




















