14.6 C
Canela
sábado, novembro 23, 2024
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_img
InícioNotíciasJustiça mantém obrigatoriedade de máscaras para crianças em escolas

Justiça mantém obrigatoriedade de máscaras para crianças em escolas

Publicidade

Além de tentar reverter decisão judicial, deputado Fábio Ostermann também articula mudança da lei federal com Bancada do NOVO na Câmara.

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), na noite desta quarta-feira (08/03), negou o recurso da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e manteve a obrigatoriedade de máscaras para crianças menores de 12 anos em escolas gaúchas. No último domingo, a PGE havia protocolado recurso para reverter liminar que suspendeu os efeitos do Decreto Estadual que desobrigava o uso do equipamento para alunos nessa faixa etária,

Publicidade

Líder do Partido do NOVO na Assembleia, o deputado Fábio Ostermann criticou a decisão do Tribunal de Justiça, alegando que a interpretação jurídica de que Estados e municípios só podem adotar medidas mais restritivas é equivocada.

“Esse é um raciocínio que não se sustenta. Se um município decretar lockdown agora, seria legítimo simplesmente porque haveria maior restrição? Claro que não. A medida deve ser justificada e seguir as diretrizes da OMS. Foi isso que decidiu o Supremo. Nem mesmo a OMS não recomenda uso irrestrito de máscaras para menores de 12 anos”, afirma Ostermann.

Publicidade

Autor do Projeto de Lei (PL) 20/2022 na Assembleia Legislativa, que acaba com a obrigatoriedade de máscaras para crianças, Ostermann aponta, ainda, que seguirá atuando em duas frentes para reverter o cenário atual: em âmbito estadual, com recurso da PGE no Tribunal de Justiça, e âmbito federal, com a edição de uma Medida Provisória que revogue a Lei Federal 13.979/2020.

“Já estou em contato com os deputados da Bancada do NOVO e estamos trabalhando pela mudança da lei federal, para acabarmos de uma vez por todas com a obrigação do uso de máscaras para crianças acima de três anos”, menciona o deputado.


Projeto de Lei

Em março, antes da publicação do decreto, Ostermann protocolou o PL 20/2022, com o mesmo objetivo: suspender a obrigatoriedade de máscaras para crianças menores de 12 anos. A matéria tem como referência amplo fundamento técnico que avalia as questões sanitárias, educacionais e sociais, para desobrigar o uso do equipamento. Se aprovada, a proposta que está em tramitação na Assembleia oferecerá maior segurança jurídica a pais, mães, professores e diretores de escolas.

Foto: Marcel Horowitz

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
CANELA | Nesta quinta-feira, 21, a Comissão de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Câmara de Vereadores de Canela, representada na ocasião pelos vereadores Felipe Caputo e José Vellinho Pinto, recebeu representantes do Hospital de Caridade de Canela (HCC)...
CANELA | Entre os dias 26 e 29 de novembro, a enfermeira Cristina Moura, coordenadora da Unidade Básica de Saúde (UBS) Central de Canela, representará o município no XV Congresso Brasileiro de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE 2024),...
spot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Populares

spot_imgspot_imgspot_img

Leia Mais

Publicidade

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.