Na tarde de quinta-feira (18/05), por volta das 17h30, a Brigada Militar de Canela em barreira policial na rua Presidente João Goulart, no bairro Canelinha, avistou dois indivíduos, irmãos, já conhecidos pelas forças policiais devido seus antecedentes, que deslocavam a pé.
Foi procedida a revista pessoal, sendo encontrado com eles três aparelhos celulares, sendo que um desses continha a fotografia no papel de parede de outra pessoa desconhecida, ainda nenhum deles sabia a senha para desbloqueá-lo, nem a procedência do mesmo.
Durante a abordagem, uma senhora ligou para o 190 informando que havia perdido seu telefone celular, junto com um cartão de banco. A vítima informou que o cartão teria sido utilizado para realizar compras em dois mercados. Em um dos estabelecimentos as câmeras de segurança filmaram os suspeitos utilizando o cartão bancário. As imagens constataram se tratar dos dois homens abordados pela Brigada Militar.
Os dois autores, de 25 anos, antecedentes por furtos, perturbação da tranquilidade, apreensão de objeto e esbulho possessório (esbulho possessório ocorre quando o possuidor ou o proprietário perde a posse do bem, seja por violência, clandestinidade ou precariedade), e o outro de 27 anos, antecedente por esbulho possessório, foram presos.
O cartão e o celular foram apreendidos e restituídos para a vítima.