GRAMADO | Após o incêndio que destruiu grande parte das estruturas cenográficas do Castelo de Gelo, nova atração da Hector Studios em Gramado, as equipes conseguiram acessar o local para avaliar os estragos e iniciar o processo de reestruturação.
De acordo com informações preliminares, cerca de 85% da atração foi comprometida durante as 12 horas de combate ao fogo realizadas pelo Corpo de Bombeiros. O incêndio teve início por volta das 22h20 da quinta-feira (9), justamente no dia de testes da câmara fria, onde seria instalado o salão real do baile — local apontado como o ponto de origem do sinistro.
Apesar de o fogo ter sido controlado por volta das 23h30, a intensa fumaça provocou novos focos ao longo da madrugada, mantendo as equipes de combate no local até a manhã de sexta-feira (10). A rápida evacuação evitou feridos.
A atração tinha abertura ao público prevista para 5 de novembro. Segundo a Hector Studios, o elenco e a equipe técnica já estavam contratados, realizando ensaios desde o início do mês. Além disso, o sistema de operação e vendas estava em fase de testes, e a cenografia passava pelos ajustes finais.
Diante da gravidade dos danos, o grupo contratou uma perícia privada, que iniciará as investigações com o objetivo de avaliar a integridade estrutural do prédio e determinar o grau de comprometimento da obra. Só após essa análise será possível definir um novo cronograma de reconstrução e inauguração.
Em nota, a empresa reforçou seu compromisso com a segurança e a transparência e afirmou que está empenhada em reconstruir a atração, projetada para ser “o maior icebar temático do mundo”.
A comunidade e todos os profissionais envolvidos agora aguardam o resultado da perícia, que será determinante para o futuro do empreendimento e para o restabelecimento da magia que o Castelo de Gelo prometia trazer a Gramado.