26.1 C
Canela
quinta-feira, março 28, 2024
spot_img
spot_imgspot_img
InícioSaúdeImunização contra poliomielite e multivacinação inicia nesta segunda-feira

Imunização contra poliomielite e multivacinação inicia nesta segunda-feira

Publicidade

Na segunda-feira (5), iniciam-se em todo o país a campanha de vacinação contra a poliomielite e de multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes até 15 anos incompletos. A campanha se estende até o dia 30 de outubro. No dia 17, ocorre o Dia D de Mobilização Nacional.


Para todas as crianças de um ano até 4 anos 11 meses e 29 dias, serão aplicadas duas gotas de reforço da pólio, que previne contra a paralisia infantil, e também será revisada a carteira de vacina. A multivacinação é para o público de cinco anos até nove anos e adolescentes de 10 anos até 14 anos 11 meses e 29 dias, com atualização do calendário vacinal. 

Publicidade


A vacinação em Canela ocorrerá nos seguintes locais: Unidade Canelinha, Unidade Santa Marta, Unidade Leodoro de Azevedo, Unidade São Luiz e Unidade Centro Materno Infantil, das 7h15 às 11h45 e das 13h às 16h45. É obrigatório a apresentação da carteira de vacinação.

Publicidade

No Dia D de Mobilização Nacional, 17 de outubro, os postos de saúde (com exceção da Unidade Central) estarão abertos das 8h às 17h. Devido à pandemia de covid-19, todos os protocolos de segurança devem ser observados, sendo obrigatório o uso de máscara, o distanciamento social e a higienização das mãos. Portanto, solicita-se que os pais levem os seus filhos o quanto antes, para evitar aglomerações nos postos de saúde. 

“A participação da população elencada na campanha é de extrema importância, pois é com a vacinação que evitamos o retorno de doenças, e com isso ficamos imunizados. Essa estratégia busca a vacinação indiscriminada de toda a população elencada ou com esquemas de vacinação incompletos, visando melhorar as coberturas vacinais e assim manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreviníveis”, falou a enfermeira Magali Dell Valle Cavinato, responsável pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica de Canela.

Em Gramado, a Secretaria Municipal da Saúde informa que no dia 17 de outubro, as Salas de Vacinação da UBS Centro, ESF Vila Olímpica e UBS Caic estarão abertas das 08h às 17h. As campanhas, que seguirão até dia 30 deste mês, devem contemplar cerca de 7.091 crianças e adolescentes.

Neste ano, algumas estratégias diferenciadas ocorrerão:

  • Crianças menores de 1 ano: devem comparecer para verificação da carteirinha. Na falta de alguma dose para proteção contra poliomielite, receberão a vacinação inativada, ou seja, a vacina injetável, que causa imunidade individual. As demais vacinas também poderão ser colocadas em dia mediante avaliação do vacinador.
  • Crianças de 1 ano a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) receberão a Gotinha, conhecida como vacina oral contra a poliomielite. Esta vacinação, neste grupo etário, causa imunidade de rebanho.
  • Crianças com 5 anos ou mais e adolescentes até 15 anos: devem comparecer para verificação da carteirinha e atualização das vacinas, se necessário. É importante lembrar que este ano foi incluída uma nova vacina para crianças com 11 e 12 anos, a ACWY, que confere proteção contra meningites bacterianas, doença grave que pode gerar complicações neurológicas, perda de membros, perda auditiva e paralisia e até mesmo levar ao óbito. Conforme a SMS, estima-se que em Gramado há 1000 crianças nesta faixa etária.

Orientações Importantes:

– Não esquecer de levar carteirinha de vacinação;

– Crianças e adolescentes deverão vir acompanhadas por 1 acompanhante apenas, visando minimizar aglomeração;

– Todos devem usar máscara, exceto crianças menores de 2 anos;

– Se possível, levar um frasquinho com álcool gel para higienização das mãos;

– Respeitar o espaçamento nas filas das salas de vacinação;

– Não deixar a vacinação para última hora. Programar sempre é a melhor opção;

– Não vacinar mediante sinais e sintomas de doenças agudas, como resfriado ou gripe. Aguardar melhora para atualizar as vacinas;

– Não comparecer na sala de vacinação se estiver em isolamento ou se algum contato domiciliar estiver com suspeita de Covid-19;

– Crianças ou adolescentes com Covid-19 deverão realizar vacinação após o isolamento, e diante ausência de sinais e sintomas.

A importância de manter a Caderneta de Vacinação atualizada

A vacina não protege apenas a pessoa que a recebe, mas evita a propagação de doenças que podem levar sequelas graves e até mesmo à morte. O momento que a sociedade vive mostra como as vacinas são importantes tanto que é muito esperada a vacina contra a Covid-19, doença que já causou a morte de centenas de milhares de pessoas pelo mundo.

O Programa Nacional de Imunizações oferta, gratuitamente pelo SUS, vacinas que protegem contra doenças tão graves quanto a Covid-19. Vale lembrar que o não comparecimento nas salas de vacinação pode nos levar a viver outras epidemias por doenças que já estão erradicadas no Brasil, mas que diante a não vacinação em massa, poderão voltar, pois não estão erradicadas no mundo.

Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, um exemplo disso é a poliomielite, doença grave que afeta principalmente crianças com menos de cinco anos, que pode levar à paralisia irreversível de partes do corpo, inclusive do sistema respiratório. Em 1994, o Brasil recebeu o certificado de eliminação da pólio. Todavia ainda existe risco da doença voltar, pois em 2018, foram notificados 29 casos em diferentes países. Em um mundo globalizado, em que a circulação de pessoas é cada vez maior, as vacinas merecem atenção e cuidado.

Onde fazer a vacina:

UBS Centro

Rua Ernesto Volk, n° 300 – Centro – Telefone: (54) 3295-7100

Horários: 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h

ESF Vila Olímpica

Rua Leopoldo Tissot, s/n – Vila Olímpica, Várzea Grande – Telefone: (54) 3286-8479

Horários: 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h30min

UBS Caic

Rua Josias Martinho, 197 – Bairro Moura – Telefone: (54) 3286-6388

Horários: 08h às 11h30min e das 14h às 16h30min

ESF Pórtico

Rua Ledovino Pante, nº 225 – Bairro Pórtico – Telefone: (54) 3286-0849

Horários: 08h às 11h e das 14h às 16h30min

UBS Floresta (estará fechada de 13 a 27 de outubro)

Rua São João, 150 – Floresta – Telefone: (54) 3286-1161

Horários: 08h às 11h30min e das 14h às 16h30min

Publicidade


Publicidadespot_imgspot_imgspot_img
Artigos Relacionados
Leia também
GRAMADO - O programa de enriquecimento ambiental do Gramadozoo entrou no clima da Páscoa. Nas atividades temáticas da Semana Santa, a equipe técnica utilizou peixes e ovos feitos com material reciclável na dinâmica com onças, pumas, quatis e o...
GRAMADO -  Nesta semana um vídeo que mostra a derrubada de uma araucária centenária em uma construção que está sendo realizada nas proximidades do Corpo de Bombeiros gerou indignação da população gramadense. O vídeo viralizou nas redes sociais com...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.