No começo da noite de domingo (29), por volta das 19h40, a Brigada Militar de Gramado foi acionada na Rua Olímpio Swaizer, Loteamento Celita, após denúncia, via 190, que em uma residência um grupo de pessoas estaria bebendo, com som alto, sendo que em certo momento efetuaram pelo menos três disparos de arma de fogo.
A guarnição de Gramado, juntamente com a Força Tática, deslocou ao endereço onde foi realizado o contato com o casal de moradores. O homem estava com forte odor etílico e alterado, sendo questionado sobre os disparos e a arma, primeiramente negou, dizendo que não ouviu nada e que nunca teve arma.
Ao abrir a porta, para o contato com os Policiais Militares, na frente da residência, foi visualizado uma espingarda encostada junto ao pé da mesa. O homem de 23 anos, foi preso por posse irregular de arma de fogo. A espingarda calibre 32, com numeração raspada, estava com uma munição na câmara, pronta para o uso. Ainda encontrado outras cinco munições do mesmo calibre, três intactas e duas deflagradas, outras três de calibre 28, uma intacta e duas deflagradas. O autor foi preso em flagrante e encaminhado ao presídio de Canela.