Durante operação conjunta realizada nesta segunda-feira (15), em uma propriedade no interior de São Francisco de Paula, um homem foi preso pelo crime de maus tratos a animais. Na ocasião, a Polícia Ambiental (Patram) em conjunto com fiscais da SEMMAS (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade) de São Francisco de Paula, realizaram uma operação conjunto para atender uma denúncia.
Após o recebimento de denúncias, que chegaram até o Centro de proteção animal municipal de São Francisco de Paula e à Patram de Canela, foi montada uma operação, a fim de verificar a situação de diversos animais em uma propriedade do Muniz, distrito bastante afastado do município de São Francisco de Paula. As denúncias davam notícias de que diversos animais estavam em situação de maus tratos na propriedade.
No local, a guarnição constatou um canino fêmea (cadela), sem raça definida, extremamente magra, já em estado de caquexia (definhando), presa ao porão de uma casa por uma corrente curta. O animal que ainda amamenta três filhotes com cerca de 30 dias, estava em meio as próprias fezes, sem água e não havia indícios de ter sido alimentada nos últimos dias. Ainda havia no local dois suínos, que além de estarem em extrema magreza, ainda possuíam características de serem hibridos de Javali (Java-porco, cruzamento de javali europeu com porco doméstico), o que não é permitido no Brasil nas condições que se encontrava.
Foram constatados também seis (6) bovinos no local, muito magros, sendo dois em estado de caquexia. Mediante todos os fatos, foi dada voz de prisão a um homem, proprietário do local, o qual foi apresentado na Delegacia para registro.
Coruja resgatada
Durante a tarde de segunda-feira (15), Policiais Ambientais ainda realizaram o salvamento de uma coruja de orelha. O animal havia sido atropelado na noite anterior, sendo socorrido por um casal de moradores do município de Canela. Após ter sido recolhido pela guarnição, a ave será encaminhada a atendimento me´dico veterinário.