CANELA/SÃO FRANCISCO DE PAULA – Em duas ações distintas, realizadas na segunda-feira (26), a Polícia Ambiental efetuou a prisão de um homem por posse ilegal de arma de fogo e maus tratos. No mesmo dia os Policiais Ambientais ainda resgataram um papagaio. O primeiro caso ocorreu em Canela, onde foram acionados por populares que trouxeram notícias de um papagaio tentando entrar nas residências. No local foi constatado ser um exemplar de papagaio-do-mangue, animal nativo do Brasil. Mediante os fatos, a ave foi recolhida e será encaminhada a instituição especializada, visando a sua reinserção em vida livre.
Na tarde do mesmo dia, os policiais realizavam vistoria conjunta com agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no interior do município de São Francisco de Paula, quando dentro de um galpão, constataram dois gatos e um cão em situação de maus tratos. Os animais estavam em um local totalmente insalubre, com acúmulo dos próprios dejetos, sendo que a atenção dos policiais foi chamada pelo fato de que o cão gritava muito.
O espaço não possuia ventilação ou acesso a luz solar, e os animais não tinham água disponível. Ainda dentro do mesmo local, foi avistada uma espingarda de pressão, a qual sofreu adulteração e foi transformada em arma de fogo no calibre .22. Assim sendo, foi dada voz de prisão a um homem, responsável pelos animais e pela arma de fogo, o qual é trabalhador no local.