Na manhã desta terça-feira (22), policiais militares do 2º Pelotão de Policiamento Militar Ambiental de Canela (Patram), realizarm prisãopor danos ambientais. Durante diligências a fim de localizar caçadores próximos a Floresta Nacional de Canela, realizaram a abordagem a veículo estacionado em local ermo, Estrada Otaviano do Amaral Pires. Adentrando ao mato de Pinus foi flagrado o rapaz queimando fios de cobre, bem como outros materiais elétricos, como conectores de tubulação elétrica.
O autor assumiu os fatos bem como em vistoria ao interior do veículo pode ser constatado que haviam outras peças de mesma característica caídas no interior do porta-malas. Foi dada voz de prisão em flagrante de delito, sendo o autor conduzido ao Hospital e posterior a Delegacia de Polícia de Canela para registro simples.
Há que se ressaltar que há alguns dias, houve incêndio florestal em local bem próximo deste evento, onde a característica maior foi de dificuldade dos bombeiros em conter as chamas, que se alastraram e danificaram vários hectares de silvicultura. A prática de queima de fios de energia é repudiada uma vez que produz fumaça tóxica e oferece risco de descontrole, bem como neste caso não havia a confirmação da procedência dos fios, que aparentemente possuíam maior valor inteiros do que o peso em cobre.