CANELA | O grupo Retruco, da cidade de Canela, apresenta ao público sua mais nova música de trabalho, “BOCAL O Começo e Fim”, lançada oficialmente nesta última sexta-feira dia 09 de maio. A música já está disponível em todas as plataformas digitais e chega como um novo sotaque em timbres mas com a mesma linha poética campeira das demais obras do grupo.
A nova música é uma polca que traz a reflexão da ruptura de ciclos na vida de um cavalo através da utilização do bocal. O Bocal, uma ferramenta feita de couro e que é utilizada em um momento que marca o início da doma tradicional gaúcha e tem no seu uso, algumas mandingas e tradições. A partir do bocal, o cavalo deixa de ser o potro para se tornar um animal de montaria e serviço. O uso do bocal no início da doma demanda do auxílio (amadrinhamento no popular gauchesco) de um flete (animal) já domado. Como conta o refrão:
“Que braba é a ferramenta
Que finda o viço do potro
Pra renascer flete de lida
E um dia amadrinhar outro!”
Essa letra de Léo de Abreu, nasceu em Gramado durante a terceira edição do festival de tema QUERÊNCIA DO VERSO E TRADIÇÃO realizado no Sítio Tradição e tendo a temática daquele ano sendo escolhida pelo proprietário do local que trabalha com domas, Maurício Muniz, o tema “Bocal”. Numa avaliação externa e por outros entendidos dessa lida com cavalos, ganhou Bocal Começo e o Fim como melhor letra naquela edição.
O clipe da obra deverá sair ainda neste inverno e será o primeiro trabalho audiovisual de uma música do grupo. A canção já está disponível nas principais plataformas de streaming e para saber mais e ficar por dentro das novidades do Grupo Retruco basta procurar por @oretruco nas redes sociais e também pelo telefone e WhatsApp (54) 99308 5544.