Grandes nomes do mercado audiovisual brasileiro se encontraram no Espaço Kempinski Laje de Pedra, em Canela, na quinta-feira (17), por ocasião do 51º Festival de Cinema de Gramado. Os atores, atrizes, diretores, produtores, distribuidores, jornalistas foram convidados para uma imersão na gastronomia local através de almoço no restaurante 1835 Carne & Brasa, na natureza deslumbrante, na arte contemporânea em diálogo com cultura local homenageadas na Galeria do Laje.
Os convidados conheceram o projeto de renovação do tradicional hotel em processo de retrofit e ampliação e sua vocação para servir de palco a importantes encontros artísticos e políticos. A recepção foi feita pelos sócios do empreendimento, José Paim e Márcio Carvalho, o gestor cultural e diretor artístico do Instituto Cultural Laje de Pedra, André Venzon.
Entre os presentes estavam as atrizes Grazi Massafera, Alice Braga, Emanuelle Araújo e Gisele Itié; a cineasta e filha de Leila Diniz e Ruy Guerra, Janaina Diniz Guerra; o ator, produtor e dramaturgo, Aldri Anunciação; a diretora do longa-metragem O Barulho da Noite, Eva Pereira; o diretor do filme longa “Tia Virgínia”, em competição no Festival, Fábio Meira; o diretor de cinema, Carlos Gerbase. Também participaram agentes do campo do audiovisual e da arte contemporânea como André Saddy, diretor geral do Canal Brasil, a diretora do Instituto Estadual de Cinema (IECINE), Sofia Ferreira, o diretor e artista visual Zeca Brito, a crítica de arte e conselheira da Fundação Bienal Mercosul, Maria Amélia Bulhões, o artista plástico e escultor Irineu Garcia, dentre outros convidados.
Um dos pontos altos da visita ao Espaço Kempinski Laje de Pedra foi a contemplação da vista para o Vale do Quilombo. Emanuelle Araújo e o namorado Fernando Diniz se disseram encantados com as belezas da Serra gaúcha. Emanuelle afirmou que poder participar do festival é sempre muito bom – encontrar amigos, colegas e fazer novos. “Estar juntos aqui, com essa vista, é especial”, disse Emanuelle, que protagoniza o filme O Barulho da Noite, estreado no festival.
Este ano, o almoço festivo se dedicou também a homenagear e comemorar os 25 anos do Canal Brasil. Presentes pelo segundo ano consecutivo no encontro oferecido pelo Kempinski Laje de Pedra aos participantes do Festival de Cinema de Gramado, o diretor do canal André Saddy e a esposa Liliane Rubim comentavam que o momento já está virando tradição. “Estar aqui na região de Gramado em 2023 é sempre importante para o Canal Brasil. Fazemos uma grande cobertura do festival, mas dessa vez está mais emocionante”, salientou André.
O Espaço Kempinski Laje de Pedra reúne o restaurante 1835 Carne & Brasa, o Bar do Laje e o Wine Bar 1835, anfiteatro, Laje Xperience (narrativa audiovisual apresentada em uma sala imersiva que conecta passado e futuro do hotel), Galeria do Laje e área externa com envelopamento Casulo, da artista Heloisa Crocco. As iniciativas culturais do empreendimento fazem parte do escopo do Instituto Cultural Laje de Pedra, cujo propósito é fomentar e articular novos diálogos em torno da arte e da cultura nacional contemporânea em Canela.
Sobre o Kempinski Laje de Pedra
O Kempinski Laje de Pedra Hotel & Residences, em Canela (RS), será o primeiro empreendimento sob a bandeira da rede de luxo alemã no Brasil, em parceria com a LDP Canela S/A. O projeto de retrofit e ampliação do prédio icônico, em execução, inclui apartamentos, piscinas, restaurantes, bares, academia, SPA, kids club, teatro, lojas, centro de eventos e enfermaria com telemedicina. A previsão de abertura aos hóspedes é em 2026.