O Gramadozoo recebeu na tarde desta quarta-feira (28) cinco filhotes de gambá órfãos. Os animais foram resgatados, no bairro Carniel, pela Prefeitura de Gramado e encaminhados ao zoológico para tratamento com autorização da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). Com aproximadamente 25 dias de vida, os filhotes ficaram órfãos depois que a mãe foi atropelada.
Conforme o veterinário Thomas Poulton, responsável técnico do Gramadozoo, a primavera é a estação dos filhotes. “É muito comum receber filhotes de gambá órfãos de mães atropeladas. Elas carregam vários filhotes junto ao corpo até eles crescerem e ficarem independentes. Com isso, as mães ficam mais lentas, aumentando a probabilidade de acidentes quando estão atravessando as estradas”, explica.
Poulton observa que os gambás são onívoros e atuam tanto como dispersores de sementes quanto no controle de carrapatos e escorpiões. “Os gambás são imunes ao veneno dos escorpiões, que fazem parte da dieta da espécie. São animais muito importantes no controle de pragas”, diz.
O veterinário observa que os filhotes exigem cuidados especiais na alimentação. Após atingirem a maturidade, o objetivo é reinserir os animais na natureza.