10.2 C
Canela
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioSaúdeGramado tem dois casos de dengue no ano e no RS são...

Gramado tem dois casos de dengue no ano e no RS são 1305 casos

Publicidade

De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado, Gramado teve dois casos de dengue confirmados de janeiro ao início de outubro deste ano. No mesmo período, o Rio Grande do Sul registrou 1305 ocorrências, sendo 1121 deles autóctones (contraídos dentro do Estado).
Zika e chikungunya também tiveram um caso autóctone cada confirmado no RS. Até o início de outubro, 231 municípios gaúchos notificaram casos suspeitos de dengue – sendo que 83 destes confirmaram casos autóctones.

Conforme esclarecimento da Secretaria Municipal da Saúde, assim como no País, os casos de dengue verificados no RS apresentaram sintomatologia clássica, com prevalência de febre, cefaleia e mialgia.

Publicidade

RECOMENDAÇÕES
A Secretaria da Saúde de Gramado instrui médicos e demais profissionais a notificar e encaminhar para a Vigilância em Saúde as coletas dos exames de todos os pacientes que apresentem febre, usualmente entre dois e sete dias, e dois ou mais sintomas como náuseas, vômitos, exantema (manchas no corpo), mialgias (dor muscular), dor de cabeça, dor retroorbital (atrás dos olhos), petéquias ou prova do laço positiva e leucopenia.

Publicidade

HISTÓRICO EM GRAMADO
Registros da Secretaria Municipal da Saúde revelam que, em 2018, foram notificados cinco casos de suspeita de dengue, sendo quatro residentes e um turista (todos tiveram exames negativos para a doença, sendo descartados).

Já em 2019, ainda segundo a informação, a mudança epidemiológica no País e no Estado motivou um aumento considerável nas suspeitas em Gramado, com 33 casos notificados. Destes 33 pacientes, oito eram visitantes que chegaram à cidade com sintomas – um confirmou dengue.

Entre os 25 residentes em Gramado, foram confirmados dois casos em pessoas que viajaram para fora do Estado e voltaram doentes, e dois casos no Bairro Floresta (embora nenhum foco do mosquito tenha sido encontrado no local pela equipe de Vigilância Ambiental). Os quatro casos de residentes foram casos sem gravidade, evoluindo para cura.

Em relação ao zika vírus, um caso importado foi confirmado, em janeiro de 2019, e, com suspeita de chikungunya, foram 10 pessoas (um turista positivou, mas já veio com sintomas).

HISTÓRICO NO ESTADO
Em uma série histórica de 2000 até 2019, o número de municípios infestados pelo mosquito Aedes aegypti, até o início de outubro, chega a 372 (quase 75% dos municípios gaúchos).

Na região da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, 21 municípios estão infestados: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Bom Princípio, Canela, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Feliz, Garibaldi, Gramado, Guaporé, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Petrópolis, Nova Prata, Parai, São Jorge, São Marcos, Vacaria, Veranópolis e Vila Flores.

Gramado, particularmente, tornou-se infestado em março deste ano, apresentando 22 focos do mosquito entre a Vila do Sol, Bairro Planalto, Bairro Carniel e Bairro Piratini. No entanto, desde junho deste ano não há registro da presença do mosquito Aedes aegypty.
CONTROLE LOCAL
Para intensificar as ações de controle do Aedes aegypti, a Secretaria Municipal da Saúde promove ações estratégicas a fim de conter a proliferação do mosquito, como visitas diárias a imóveis (residências, comércios e terrenos baldios, por exemplo).

As visitas também são estendidas a estabelecimentos com potencialidade de proliferação de vetores como floriculturas, cemitérios, borracharias e lavagens de automóveis.
Outra prática da Saúde é a realização trimestral do Levantamento Rápido de Índices do mosquito Aedes aegypti, que favorece o direcionamento das ações para as áreas apontadas como críticas.

EDUCAÇÃO E SAÚDE
A Vigilância em Saúde e a Atenção Básica também realizam palestras nas escolas, orientações nos cemitérios, mutirões de limpeza com a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e monitoramento quinzenal de pontos estratégicos.

– Não há motivo para alarme e sim para ação. Devemos combater os focos de mosquito Aedes; cada um é responsável pelo seu local de residência, escola, empresa. Um mosquito não é mais forte que nós todos – diz a coordenadora da Vigilância em Saúde de Gramado, médica Veterinária Marina Toniolo.

SINTONIA COM O ESTADO
No final de setembro, a Secretaria da Saúde de Gramado participou, em Porto Alegre, de reunião promovida pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande e pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde, para avaliação da situação do Aedes aegypti no RS.

A atividade apresentou as perspectivas da dengue, zika e chikungunya para o próximo período de sazonalidade, que inicia com a chegada do verão e vai até maio.

Durante o evento, ainda foram discutidas estratégias de controle do mosquito, assim como a relação com a Atenção Básica e capacitações de equipes.

Os técnicos da Secretaria Estadual da Saúde recomendaram a intensificação das ações de combate ao mosquito, considerando que o RS está em estado de alerta em razão do aumento do número de municípios infestados.

Altas temperaturas e chuvas, igualmente, foram citadas como condições que favorecem a proliferação de mosquitos.

NOVAS AÇÕES EM GRAMADO
A Secretaria da Saúde de Gramado criou o Comitê Municipal de Mobilização, Fiscalização, Combate e Controle do mosquito Aedes aegypti, o qual articulará, com os demais integrantes do comitê, o planejamento de ações de enfrentamento para erradicar o mosquito e reduzir casos de dengue, chikungunya e zika em Gramado.

O comitê, que será coordenado pelas áreas técnicas da Secretaria da Saúde, também é formado pelas Secretarias do Meio Ambiente, Educação, Obras e Serviços Urbanos, Cidadania e Assistência Social e Planejamento, Urbanismo, Publicidade e Defesa Civil.

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - Nos últimos 45 dias, a Brocker Turismo tem liderado uma série de iniciativas comerciais para fomentar o turismo em Gramado e Canela, promovendo a Serra Gaúcha. "Estamos comprometidos em fortalecer ainda mais nossa região como um dos...
CANELA - A Secretaria de Meio Ambiente informa à população que a empresa responsável pelo recolhimento de resíduos verdes, em pequena quantidade, retomou seus serviços de retirada do material das ruas hoje (18.4).É importante salientar que para facilitar o...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.