O projeto Tampinha Legal, o maior programa socioambiental de caráter educativo liderado pela indústria de transformação de plásticos da América Latina, é um dos participantes do 2º Fórum de Economia Circular em Gramado 2023. O evento acontece na Expogramado, dias 18 e 19 de maio, e é considerado o maior e mais completo fórum de sustentabilidade do país.
Apoiadora do Tampinha Legal, a Gramado Parks participa ativamente do projeto através de seus hotéis Bella Gramado, Exclusive e Buona Vitta, além dos parques temáticos Snowland e Acquamotion e da sede da empresa. A ação consiste na coleta de tampas plásticas que, depois de separadas por cores, retornam para a indústria para serem transformadas em novos artefatos plásticos.
Na Gramado Parks, as tampinhas são doadas para a APAE Gramado, entidade assistencial que atende mais de 170 beneficiários de 0 a 73 anos na região. A diretora de marketing da Gramado Parks, Lísia Diehl, destaca que o Tampinha Legal contou com rápido e total engajamento da empresa, com uma coleta de 30 quilos mensais em média.
Cabe destacar que a quantidade arrecadada vem aumentando e o momento marca o recorde de mais de 60 quilos de tampinhas coletadas, que serão devidamente entregues na apresentação do Tampinha Legal no primeiro dia do evento, onde serão divulgados os indicadores atualizados, números e destaques do programa.
O Tampinha Legal está presente em vários estados brasileiros, alcançando sustentabilidade econômica para mais de 300 entidades assistenciais do terceiro setor que fazem parte do programa. Asilos, ONGs de animais, Ligas Femininas, APAEs, e muitas outras entidades estão conseguindo manter sua sustentabilidade econômica, social e ambiental em uma única atitude. A gerente do Instituto SustenPlást, entidade responsável pelo Tampinha Legal, Simara Souza, destaca “o engajamento da Gramado Parks nessa iniciativa socioambiental. Sua parceria ativa é um verdadeiro exemplo de comprometimento com a sustentabilidade e uma inspiração para outras empresas.”