GRAMADO | Em sua 12ª edição, o Gramado In Concert se reinventa e aposta na união entre o erudito e o popular para encantar ainda mais o público. O aclamado festival de música, que ocorrerá de 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2026, anuncia uma programação arrojada, destacando-se pela inédita colaboração da Orquestra Sinfônica de Gramado com dois grandes nomes da música popular brasileira: Diogo Nogueira e Samuel Rosa.
A iniciativa faz parte de uma estratégia para democratizar o acesso à música de concerto e atrair novos públicos.
O show da Orquestra de Gramado com Diogo Nogueira está marcado para o dia 31 de janeiro e o show com Samuel Rosa acontecerá no dia 07 de fevereiro.
A Proposta da organização do evento é de criar diálogos entre diferentes universos musicais.
Para a presidente da Gramadotur, autarquia municipal responsável pela organização, a mudança reflete um movimento estratégico para o futuro do festival. “A música erudita tem uma força e uma beleza que merecem ser compartilhadas com todos. Ao trazermos grandes nomes da música popular brasileira para dialogar com a nossa Orquestra Sinfônica, estamos construindo pontes e quebrando barreiras”, afirma Rosa Helena Volk. “Nossa missão com o Gramado In Concert é não apenas realizar um festival de excelência técnica, mas também formar novas plateias e mostrar que a música de concerto pode e deve ser popular. Queremos fortalecer Gramado e o Rio Grande do Sul como um polo cultural que celebra essa diversidade, levando essa mensagem para todo o Brasil”, complementa a presidente.
Mantendo sua vocação pedagógica, o festival continuará sendo um centro de excelência para a formação de músicos, esperando receber mais de 400 alunos do Brasil e do exterior. Eles participarão de aulas e workshops com renomados professores e maestros, culminando em apresentações que mostram o resultado do intenso aprendizado.
A programação se concentrará nos palcos tradicionais do ExpoGramado, para os grandes espetáculos, e da Rua Coberta, com recitais e apresentações de câmara. A expectativa é alta para a confirmação de outras atrações de peso, como a participação de uma orquestra convidada do Chile e outras grandes surpresas musicais na programação.
A programação do Festival segue gratuita. Já os dois shows com os cantores nacionais terão os ingressos à venda a partir do mês de outubro.
SERVIÇO
- O Quê: 12ª edição do Gramado In Concert
- Quando: De 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2026.
- Onde: Gramado, Rio Grande do Sul.
- Grandes Concertos: ExpoGramado.
- Apresentações de Câmara e Recitais: Rua Coberta.
- Destaques da Programação:
- 31 de janeiro de 2026: Concerto da Orquestra Sinfônica de Gramado com o sambista Diogo Nogueira.
- Concerto de Encerramento (7 de fevereiro de 2026): Show especial com Samuel Rosa e a Orquestra Sinfônica de Gramado.
- Participação de orquestras convidadas e apresentações diárias dos alunos do festival.
- Ingressos: A programação de shows e apresentações é gratuita, exceto nos shows nacionais de Diogo Nogueira e Samuel Rosa que terão ingressos disponibilizados para compra a partir do mês de outubro.
- Mais Informações: A programação completa e os detalhes sobre a venda de ingressos serão divulgados nos canais oficiais da Gramadotur e do evento em www.gramadoinesquecivel.tur.br/evento/gramado-in-concert.