15.1 C
Canela
domingo, 06 julho, 2025
spot_img
InícioPrefeituraGramado faz história na busca pelo combate à discriminação racial

Gramado faz história na busca pelo combate à discriminação racial

spot_img
spot_img

Nesta terça-feira, 21 de março, Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, Gramado entra para a história em um ato inédito no Estado através da assinatura de um termo de cooperação de combate à discriminação racial, firmado entre o Município de Gramado e a Defensoria Pública do RS. O evento contou com a apresentação dos músicos Juliano Barreto e Lucas Azevedo e da poeta Jéssica Rodrigues.

Autoridades do executivo, legislativo e judiciário de Gramado e do Estado, ativistas, imprensa e comunidade em geral se reuniram no Expogramado para o ato de assinatura do documento, que tem como principal objetivo tornar a cidade ainda mais acolhedora através do incentivo à participação da população negra, em condição de igualdade, na vida econômica, social, política e cultural. “É um termo que dá início a uma nova era e uma nova história de respeito às tradições afrodescendentes no município”, define a procuradora-geral de Gramado, Mariana Melara Reis.

O termo também prevê ações de valorização da herança cultural negra em Gramado. “É muito importante que a história do negro e a sua cultura tenham um espaço garantido nos museus, que tenhamos também informações sobre a relevância do povo negro nos locais de interesse turístico em nossa região. É com igualdade étnico-racial que avançaremos para uma comunidade mais justa”, destacou o defensor público de Gramado, Igor Menini.

Vale destacar que o município de Gramado já vinha realizando ações de combate à discriminação racial. “A assinatura desse documento vai marcar a ampliação dessas ações junto a todos os segmentos da nossa sociedade”, afirma o vice-prefeito Luia Barbacovi. “Estamos de mãos dadas para construir da melhor maneira possível o combate da discriminação racial”, completa a secretária adjunta da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Caroline Moreira

O governador Eduardo Leite não pôde comparecer na solenidade, mas deixou um vídeo de reconhecimento pelo ato. “É uma ação que representa a união do povo de Gramado em prol do respeito a diversidade e em nome da tolerância para a construção de uma sociedade mais inclusiva”, destacou.

Além da assinatura do termo, o Executivo Municipal e a Defensoria Pública homenagearam personalidades negras que contribuem para o desenvolvimento de Gramado e que atuam na causa em todo o Estado do Rio Grande do Sul. Foram homenageados todos os servidores públicos municipais negros, em nome de Luiz Vanderlei Santos Rodrigues, o procurador do Estado RS Jorge Terra, o ator e ativista Sérgio Rosa, o defensor público dirigente do NUDIER Andrey Melo, as ativistas do movimento “Sol Nascente” Marigley da Silva Machado e Tais Oliveira Silveira, a representante do Sankofa Marini Ferreira e a protagonista da Fantástica Fábrica de Natal, Lara de Almeida Madeira.

spot_img
spot_img
Publicidade
Publicidade
Artigos Relacionados
Leia também
GRAMADO | O Centro Esportivo Gramadense deu mais um passo importante rumo à classificação no Campeonato Gaúcho Série A2. Na tarde deste sábado (5), a equipe foi até o Litoral Norte do Estado e venceu o Real, em partida...
SÃO FRANCISCO DE PAULA | Um grave acidente registrado na tarde deste sábado (05), por volta das 16h30, resultou na morte de duas pessoas nas dependências do Parque Mátria, também conhecido como Parque das Flores. As vítimas estavam em...
spot_imgspot_imgspot_img

Populares

Publicidade

Leia Mais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidade