22.4 C
Canela
quarta-feira, 17 setembro, 2025
spot_img
InícioPrefeituraGramado é pioneira ao realizar a 1ª Olimpíada Municipal de Aplicativos

Gramado é pioneira ao realizar a 1ª Olimpíada Municipal de Aplicativos

spot_img
spot_img

Gramado foi a primeira cidade do Rio Grande do Sul a realizar uma Olimpíada Municipal de Desenvolvimento de Aplicativos (OMDA), com alunos de Ensino Médio e Ensino Fundamental. A competição é produto do Laboratório de Estudos Avançados e Multidisciplinares (LEAM) e teve como tema “Identidade e Diversidade”.

A premiação ocorreu na segunda-feira, 11, no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), polo Vera Grin, com a presença do prefeito Fedoca Bertolucci (PDT) e do reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Leonardo Alvim Beroldt da Silva. Os alunos participantes receberam como premiação um certificado, um pendrive e os primeiros colocados receberam ingressos para o Snowland.

A secretária da Educação, Maria Gorete Rodrigues da Silva, destacou o evento como resultado de uma união de esforços e forças em prol de um objetivo em comum que é o desenvolvimento da comunidade.

“Nós já estamos há algum tempo com um termo de cooperação com a UERGS, que resultou no LEAM e consequentemente na 1ª OMDA, que uniu os estudantes de Gramado em prol de um objetivo que é usar a tecnologia para pensar situações de nosso cotidiano”, destacou.

Para o prefeito Fedoca Bertolucci (PDT) o foco é o desenvolvimento.

“Só esse princípio que orienta a olimpíada já nos deixa muito felizes. Nós queremos agregar, pois as pessoas precisam crescer e, a UERGS, nossa parceira, está propiciando esse grande movimento em busca do conhecimento e do desenvolvimento”, disse.

Segundo o reitor da UERGS, a olimpíada é um dos resultados da parceira com a Prefeitura de Gramado.

“Nós já temos em Gramado o Laboratório de Estudos Avançados e Multidisciplinares, que é uma parceria entre universidades gaúchas, em parceria com a municipalidade, representada na Secretaria da Educação, e que resultou na 1ª Olimpíada Municipal de Aplicativos”, explicou.

COMPETIÇÃO

A 1ª OMDA foi lançada em Gramado (no mês de abril) e teve como coordenador do Grupo de Trabalho, Leonardo Stahnke. O objetivo foi fomentar no ambiente escolar a reflexão e o debate sobre os principais problemas relacionados à “Identidade e Diversidade” no Município, de modo a incentivar os estudantes a desenvolverem tecnologias, ideias e soluções interdisciplinares e aplicáveis, com potencial de transformação social e ambiental.

A olimpíada teve três fases. Na última etapa, as cinco equipes classificadas, divulgaram os vídeos que produziram demonstrando a funcionalidade de seus aplicativos, buscando obter o maior número de interações dos internautas na Fanpage da olimpíada https://www.facebook.com/events/771359819953360/?active_tab=discussion .

As interações dos internautas (visualizações, compartilhamentos e curtidas) receberam a valoração distinta (peso de 20%, 30% e 50%, respectivamente).

Na fase final, participaram cinco equipes de quatro escolas do Município: na categoria Ensino Médio – Escola de Educação Básica Ninho e Escola Santos Dumont; e, na categoria Ensino Fundamental – Escola Presidente Vargas (um projeto) e Escola Gentil Bonato (dois projetos);

Os temas principais abordados são relacionados ao bullying, preconceito e depressão; mobilidade para pessoas com deficiências, acessibilidade para pessoas de baixa renda, agricultura familiar e biodiversidade.

PROJETOS PREMIADOS

1º Lugar Ensino Fundamental: Escola Presidente Vargas;

Nome do App: TurisGram;

Objetivo: App para auxiliar na acessibilidade e mobilidade de pessoas com deficiência no Município;

Orientador: Ivanilda Simiano da Rosa; co-orientadora: Miriam Dolores Krapf Andrade;

Alunos: Antônio Augusto Dias, Wesley Tonin, Emily Melo Jovasque, Vinícius Oliveira.

1º Lugar Ensino Médio: Escola Santos Dumont;

Nome do App: Bixopédia;

Objetivo: App para identificar a Biodiversidade regional e incentivar sua conservação;

Orientador: Rodrigo Pietrowski;

Alunos: Klaus Schneider, Lucas Alexandre Pereira Davides, Neisiane Frassetto Nascimento, Renata Santa Helena Pinto.

spot_img
spot_img
Publicidade
Publicidade

Artigos Relacionados
Leia também
Em evento especial, também foi apresentada a nova identidade visual do Círculo Saúde, em expansão pelo RS.REGIÃO | O Círculo Saúde celebrou os 30 anos do seu hospital próprio durante um jantar para convidados promovido no dia 11 de...
GRAMADO | A Gramadotur, autarquia municipal de turismo, abriu seleção pública para as empresas interessadas em participar do Tannenbaumfest, tradicional atração que decora pinheiros natalinos no Natal Luz de Gramado. Em seus 40 anos, serão 59 árvores natalinas dispostas...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Populares

Publicidade

spot_img

Leia Mais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidade

spot_img