15.7 C
Canela
sábado, novembro 23, 2024
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_img
InícioSaúdeGoverno altera método de distanciamento e Sistema 3As entra em vigor no...

Governo altera método de distanciamento e Sistema 3As entra em vigor no domingo

Publicidade

Em transmissão pelas redes sociais nesta sexta-feira (14), o governador Eduardo Leite alterou a metodologia do distanciamento controlado em vigor há 14 meses no Estado. Com a nova decisão, as regiões terão autonomia para construir os decretos e os regramentos sobre as atividades econômicas de cada município através do Sistema 3As. O novo sistema entrará em vigor à meia-noite de domingo (16).

Publicidade

Como funciona

O Sistema 3As de Monitoramento utiliza dados epidemiológicos e de acompanhamento do sistema de saúde para subsidiar o processo de tomada de decisão dos gestores. Esse novo sistema de monitoramento utiliza três indicadores de decisão, os “3 As”: Aviso, Alerta e Ação.

Publicidade

Aumenta-se a responsabilidade e a participação dos municípios, que poderão definir protocolos que atendam ao equilíbrio entre a responsabilidade sanitária e o desenvolvimento econômico, sempre com a supervisão do Governo do Estado e respeitando os protocolos Gerais Obrigatórios e os Obrigatórios por Atividade, com incidência em todo o RS.

Aviso

Quando detecta uma tendência, o GT Saúde emite um aviso para o respectivo comitê técnico regional.

Quando detecta outras situações como reduzido ritmo da vacinação ou registro instável de dados, o GT Saúde também emitirá um aviso.

Quando recebe um aviso, a região deverá redobrar sua atenção para o quadro da pandemia, sendo opcional adotar novas medidas.

Alerta

Quando detecta uma tendência grave, o GT Saúde informa simultaneamente o Gabinete de Crise e a região sobre a orientação para a emissão de um alerta.

Se o Gabinete de Crise decidir não emitir o alerta, a região segue em monitoramento até a próxima reunião do GT Saúde.

Se o Gabinete de Crise emite o alerta, parte-se para a necessidade de ação.

Ação

Emitido o alerta, a região terá 48 horas para responder sobre o quadro regional da pandemia e apresentar um plano de ação a ser adotado (protocolos, fiscalizações, etc).

Se o Gabinete de Crise considerar adequada a resposta da região, a proposta é imediatamente aplicada e divulgada no site do município.

Se o Gabinete de Crise não considerar adequada a resposta, o Governo Estadual poderá estipular ações adicionais a serem seguidas na região em situação de alerta.

Regionalização

Os municípios permanecem agrupados em 30 Regiões de Saúde, com base nos hospitais de referência para leitos de UTI, totalizando 21 Regiões Covid e 7 Macrorregiões.

Monitoramento

O sistema de monitoramento mede indicadores que apontam os riscos de aumento da propagação e de colapso do sistema de saúde. As regras matemáticas não são pré-determinadas e uma equipe técnica, representada pelo Grupo de Trabalho (GT) Saúde do Comitê de Dados, é responsável por emitir avisos às regiões e alertas ao Gabinete de Crise, que poderá confirmá-los ou não. Boletins diários são gerados por regiões e disponibilizados no site.

Em situação de Alerta, a região tem 48 horas para responder sobre o quadro regional da pandemia e apresentar um plano de ação a ser tomado (adoção de protocolos mais rígidos, ações de fiscalização, etc.). Se o Gabinete de Crise considerar adequada a resposta da região, o Plano de Ação é imediatamente aplicado, e a região segue sendo monitorada pelo Gabinete de Crise e GT Saúde. Se o Gabinete de Crise não considerar adequada a resposta, o Governo Estadual poderá estipular ações adicionais a serem seguidas na Região.

Regiões já estão sendo monitoradas

Até as 23h59 deste sábado (15/5), todo o RS deve seguir cumprindo os protocolos de bandeira vermelha do Distanciamento Controlado. No entanto, como o monitoramento pelo Estado é ininterrupto, algumas regiões já chamam a atenção, podendo receber a primeiro dos 3As, o Aviso, caso a tendência de agravamento prossiga.

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
CANELA | Nesta quinta-feira, 21, a Comissão de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Câmara de Vereadores de Canela, representada na ocasião pelos vereadores Felipe Caputo e José Vellinho Pinto, recebeu representantes do Hospital de Caridade de Canela (HCC)...
CANELA | Entre os dias 26 e 29 de novembro, a enfermeira Cristina Moura, coordenadora da Unidade Básica de Saúde (UBS) Central de Canela, representará o município no XV Congresso Brasileiro de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE 2024),...
spot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Populares

spot_imgspot_imgspot_img

Leia Mais

Publicidade

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.