Nesta terça-feira (04/04), o prefeito em exercício, Gilberto Cezar, decretou situação de emergência no Centro Municipal de Proteção aos Animais (CEMPRA). A medida foi tomada após a necessidade de contratação de médico veterinário.
Para garantir a segurança e o bem-estar dos animais e a saúde da coletividade, o prefeito em exercício autorizou a contratação emergencial de um médico veterinário especializado em saúde pública e vigilância sanitária atendendo recomendação do Conselho Federal de Medicina Veterinária . O profissional atuará no CEMPRA já nos próximos dias.
A medida tem sido solicitada também por parte população e de organizações de proteção animal, que destacam a importância de se garantir a saúde e o bem-estar dos animais. O prefeito em exercício decretou situação de emergência para garantir contratação de um profissional capacitado para atuar no CEMPRA, enquanto se busca solução através de parcerias nos próximos meses com Universidades e Instituições para atender corretamente os animais em estado de abandono ou maus tratos.
Além disso, a medida também representa um avanço na valorização dos médicos veterinários especializados em saúde pública e vigilância sanitária, que desempenham um papel fundamental na prevenção e controle de doenças em animais e na proteção da saúde pública.
INCLUSÃO NO CONCURSO
O Prefeito em Exercício ainda no dia 04/04/2023 também enviou ofício solicitando sobre a possibilidade de inclusão do cargo de Médico Veterinário no concurso público referente à licitação n° 1667-2022, os quais não estão previstos.
Esta solicitação baseia-se no fato de que há carências nos
atendimentos veterinários, e assim, é de suma importância oportunizar.
“ As razões do decreto são sobre a necessidade emergencial em garantir a saúde pública e a proteção do bem estar dos animais do CEMPRA” destacou Gilberto Cezar.