SÃO FRANCISCO DE PAULA| O Lago São Bernardo, em São Francisco de Paula, vai receber uma atração especial no domingo, 10/11. Quem for ao tradicional ponto turístico da cidade vai poder conferir a pré-estreia do curta “Tecendo Histórias – a arte de viver da lã”. A atração é aberta ao público e gratuita.
O projeto nasceu há mais de dois anos, com o objetivo contar histórias e conhecer personagens que ganham a vida com a ovinocultura e que, através do trabalho com a lã, eternizam os saberes dos antepassados, explica Danilo César Maia de Siqueira, idealizador e produtor do projeto – e que assina também a direção e a fotografia do filme.
“Minha ideia foi abordar várias regiões produtoras de lã. Começamos com um piloto em São Chico e a viagem seguiu por outras cidades gaúchas, como alguns municípios da Campanha e Missões”, conta Danilo, que finalizou agora este curta focado nos Campos de Cima da Serra e no ano que vem pretende lançar o longa em nível estadual, contemplando demais personagens da Serra juntamente com produtores e artesãos das demais áreas visitadas.
O diretor, que é mineiro e vive em São Francisco de Paula há uma década, conseguiu mostrar com o projeto essa cadeia sustentável – com suas diversas matizes e funções, explorando as peculiaridades da atividade, que é fonte de renda para muitas famílias, e apresentando personagens que encontram no trabalho com a lã uma forma de conexão com as origens e tradições dos antepassados.
“Conhecer as peculiaridades desta atividade econômica, que é uma das marcas da região, costurando o roteiro com as tramas que vão sendo desenroladas e tecidas em cada parada minha pelas propriedades, é poder mostrar um outro lado desta cadeia, fomentada por pessoas que buscam na cardagem e fiação da lã uma conexão com sua ancestralidade”, explica.
As captações do “Tecendo Histórias – a arte de viver da lã” trouxeram gratas surpresas para o diretor. Em São Francisco de Paula ele conheceu personagens fortes e inspiradores, como Dona Suzi, uma artesã que cresceu em meio às atividades de lavar, cardar e separar os fios e fez desta habilidade sua fonte de renda, produzindo hoje bonecos, almofadas, mantas, peças de vestuário e decoração. Seu Messias também foi um dos entrevistados. Engenheiro Agrônomo e ovinocultor, ele dedica-se às raças Crioula e Texel, que dividem espaço em sua propriedade com os cães de pastoreio Border Collie, também conhecidos como “ovelheiros gaúchos”.
Com um rebanho de 3 milhões de cabeças de ovinos e uma produção anual de 8 mil toneladas de lã, a ovinocultura tem importância econômica e cultural no Rio Grande do Sul. O rebanho, produtor de leite, carne, couro e lã, coloca o Estado em destaque no setor e a região serrana, juntamente com a Campanha, são responsáveis por estes números.
Toda essa diversidade de cenários é embalada pela poesia musical de Vitor Ramil, que com sua “estética do frio”, consegue dar ritmo às histórias contadas, recheadas de fotografia, belas paisagens naturais e, é claro, os animais, protagonistas da obra. “Uma narrativa tramada por diversas pontas desse novelo do grandioso e importante universo da lã”, finaliza o diretor.
SERVIÇO:
Pré-estreia “Tecendo Histórias – a arte de viver da lã” – exibição do curta-metragem focado na região de São Chico, apresentando personagens locais que têm suas histórias de vida entrelaçadas com a ovinocultura e a produção de lã. Evento gratuito aberto ao público.
-Dia 10/11/2024 – domingo
-Horário: 17h30min
-Local: Lago São Bernardo – São Francisco de Paula
SOBRE O DIRETOR:
Danilo César Maia de Siqueira, com experiência no audiovisual, formação acadêmica em Comunicação Social no Centro Universitário de Belo Horizonte em BH/MG, Master em direção cinematográfica na Escola Superior de Cine e Audiovisual da Catalunha na Espanha, com vários trabalhos realizados no audiovisual, entre eles o documentário “Minas D`águas” premiado internacionalmente, que trata sobre os impactos da mineração na água em Minas Gerais, alguns curtas de ficção produzidos no Brasil e na Espanha, vídeos e trabalhos Publicitários e institucionais para clientes diversos. Com uma carreira de quase 30 anos como diretor de arte na publicidade em São Paulo, Belo Horizonte e Brasília, também é fotógrafo e artista plástico e já participou de exposições individuais e coletivas, inclusive em 3 versões da Semana da Fotografia de Belo Horizonte. Como artista plástico já fez exposições individuais e coletivas, em várias cidades brasileiras, entre elas Belo Horizonte, São Paulo e Brasília, já participou da 27ª edição da Bienal de SP, da mostra coletiva “Cow Parede” em BH, entre outras. Também já expôs no exterior em países como a Argentina, Espanha, Áustria, Hungria e Eslováquia. Desde 2015 vive na Serra Gaúcha e se dedica a projetos artísticos e culturais, além continuar com seu trabalho como publicitário, hoje com seu estúdio criativo e produtora Sucupira Filmes e Design.
SOBRE O PROJETO:
Acompanhe em @tecendo_historias_viver_da_la
✔DIREÇÃO E FOTOGRAFIA: Danilo César Siqueira @danilocesarsiqueira
✔ TRILHA: Vitor Ramil – @vitorramil.satolep
✔PRODUÇÃO: Sucupira filmes e design – @sucupiracom
✔REALIZAÇÃO: Lei de Incentivo Federal / Ministério da Cultura – @minc
✔PATROCÍNIO: @vinicolacampestre