11.1 C
Canela
quinta-feira, abril 25, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioNotíciasFilhotes de ema, lobo e tamanduá são os novos moradores do Gramadozoo

Filhotes de ema, lobo e tamanduá são os novos moradores do Gramadozoo

Publicidade

O Gramadozoo tem oito novos moradores: cinco emas, uma loba-guará e dois tamanduás-bandeira. Os animais são todos filhotes e vieram do Zoológico de Rio Preto na última semana. Em fase de adaptação, a loba permanece na área de quarentena. Já as emas e tamanduás, foram encaminhadas nesta semana para recintos especiais que simulam seu habitat natural. O intercâmbio foi possível em virtude de programa de cooperação para conservação de espécies nativas firmado entre Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil, Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Os filhotes de ema e a fêmea de lobo-guará nasceram no Zoo de Rio Preto no ano passado. Já os tamanduás, um macho e uma fêmea, foram resgatados pela Polícia Ambiental. A fêmea foi encontrada no município de Monte Aprazível (SP) e chegou em 7 de outubro de 2020. O macho foi encontrado em Rio Preto e deu entrada na instituição no dia 15 de dezembro de 2020. “Assim como o zoo de Rio Preto, fizemos parte do programa de conservação do tamanduá-bandeira, lobo-guará e outras espécies. A parceria é muito importante para manter essas espécies ameaçadas, estudar mais seus hábitos e mitigar os danos que causamos a esses animais”, afirma o veterinário Renan Alves Stadler, responsável técnico do Gramadozoo.

Publicidade

O tamanduá-bandeira e o lobo-guará integram um grupo de 25 espécies de animais silvestres da fauna brasileira que estão ameaçados de extinção, e que foram escolhidos para o estabelecimento e o manejo ex situ de Populações de Segurança. “Tanto o tamanduá quanto o lobo-guará sofrem muito com a ação do homem na natureza. Iremos proporcionar condições para que tenham o bem-estar necessário para a reprodução”, diz Stadler.

Publicidade

COOPERAÇÃO TÉCNICA

O zoo de Gramado faz parte de um Acordo de Cooperação Técnica para elaboração, implementação, manutenção e coordenação dos programas de manejo ex situ de espécies ameaçadas em zoológicos e aquários brasileiros. O intercâmbio e envio dos animais para Gramado faz parte desse trabalho de conservação das espécies que favorece a manutenção da variedade genética das populações em cativeiro, visando futuros repovoamentos de áreas onde estão ameaçados de extinção ou foram extintos.

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
Histórica hospedagem da Serra Gaúcha, o Parador Hampel, é a atração do projeto de Educação Patrimonial que retorna a São Chico em 2024. Documentário estreia em junho e a comunidade pode participar de visitas guiadas na propriedade. SÃO FRANCISCO DE...
CANELA - Nos dias 16 e 17 de abril, a Prefeitura de Canela promoveu uma importante reunião para apresentação dos Programas de Segurança e Saúde Ocupacional (PSSO). O encontro teve como objetivo informar os secretários municipais sobre os programas...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.