Quatro agroindústrias de São Chico estarão presentes, pela primeira vez, na maior feira à céu aberto da América Latina.
SÃO FRANCISCO DE PAULA | Em 2023, Seu Sadi Müller e sua família, proprietários da Fazenda da Cria, em São Francisco de Paula, fizeram o seu passeio à Expointer, como fazem há uma dezena de anos. Ao visitarem o pavilhão da agricultura familiar, viram a participação de municípios vizinhos de São Francisco de Paula, mas nenhum representante da agroindústria serrana. “Isso nos inquietou. São Chico precisava estar ali também”, pensou Isaura Müller, filha mais velha do produtor Sadi Müller.
Na volta para casa, Isaura procurou a Emater do município, afim de saber o que era necessário para participar da feira. A conquista do espaço aconteceu com a articulação entre os produtores, Secretaria Municipal de Agricultura e a Emater RS-Ascar, que trabalharam de forma integrada, no fortalecimento da agricultura familiar e na valorização dos produtos locais.
Pela primeira vez, São Francisco de Paula será representada por quatro agroindústrias familiares na Expointer. Participam desta edição a Agroindústria Bolicho do Chapéu, a Queijaria Sopro do Minuano, Agroindústria Recanto das Figueiras e a Fazenda da Cria. A presença dos produtores marca um momento simbólico para o município, que ganha protagonismo, em um dos espaços mais prestigiados da agricultura familiar.
Entre os produtos, que a Fazenda da Cria levará para o evento, está o pão recheado com alho poró e queijo e as geleias artesanais, inclusive com ruibarbo, planta de sabor ácido e levemente adocicado.
A Expointer acontece de 30 de agosto a 7 de setembro no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil (PEEAB), em Esteio, e este ano tem como slogan: “Nosso futuro tem raízes fortes”.