Durante o mês de junho, estão acontecendo as capacitações do Serviço de Família Acolhedora em Gramado. Os encontros contam com a participação de pessoas da comunidade gramadense que se identificaram com a proposta de acolhimento do serviço e que têm como característica em comum a disponibilidade afetiva.
Os interessados passaram por entrevistas correspondentes à etapa de avaliação inicial e estão providenciando os documentos necessários para se cadastrar no serviço e recebendo capacitação inicial. Com a previsão de seis encontros, a capacitação tem o objetivo de preparar e auxiliar as famílias interessadas a realizar o acolhimento familiar, com base nos referenciais teóricos, legislações e normativas técnicas, que norteiam os serviços de acolhimento para crianças e adolescentes no Brasil.
Em cada encontro é abordado um tema de relevância para a formação das famílias. Além disso, as famílias puderam se conhecer e interagir através de relatos de experiências e questionamentos. “A busca e sensibilização da comunidade para integrar o serviço como família acolhedora é constante e até o momento seis famílias estão inscritas”, destaca o secretário de Cidadania e Assistência Social, Ilton Gomes.
Crédito: Ascom/PMG