CANELA | Nossa redação recebeu a informação de que há uma lista grande de alunos à espera de vagas nas escolas municipais. Uma mãe relatou que está tentando uma vaga para o seu filho, que é autista na escola Santa Terezinha, mas foi informada que não existe vaga disponível e que a lista de espera é grande. Ela relatou ainda que está buscando ajuda na Defensoria Pública, mas até o momento não conseguiu uma solução para o problema.
Entramos em contato com a Secretaria de Educação em busca de mais informações sobre o problema. A secretária confirma a existência do problema, mas que já estão buscando uma solução. A informação é de que há falta de vagas em algumas turmas no Santa Terezinha e em algumas outras escolas de Canela. A coordenação do Ensino Fundamental está trabalhando em um mapeamento para identificar onde tem vagas e encaminhar os alunos que estão sem vagas.
“A gente vive um resultado de uma implantação de um tempo integral, que ocorreu em 2018, sem planejamento em relação a espaço físico e recursos humanos para atender a demanda que é crescente a cada ano. A equipe da Secretaria Municipal de Educação, junto com as direções das escolas, está mobilizada para fazer a reorganização de vagas, alunos e espaço escolar. Pegamos um sistema de educação no município que exige um diagnóstico, uma atenção e reorganização. Estamos trabalhando para atender esta demanda e oferecer uma educação acessível e de qualidade a toda comunidade”, explica a Secretária de Educação Maria Gorete da Silva.