12.4 C
Canela
sábado, abril 20, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioColunasLeandro RibeiroFALAR É BOM, MAS OUVIR É MELHOR AINDA.

FALAR É BOM, MAS OUVIR É MELHOR AINDA.

Publicidade

“Assim, meus queridos irmãos, tende estes princípios em mente: toda pessoa deve estar pronta para ouvir, mas tardio para falar e lento para se irar.”

Tiago 19.1
Estimado Leitor(a),

Publicidade

É isto mesmo – ouvir é muito melhor que falar! Em nossas interações cotidianas com cônjuge, filhos, familiares, colegas, amigos e irmãos na igreja temos o hábito, em geral, de falar muito! A ansiedade por resolver situações, o tempo exíguo e a intenção de muitas vezes querer se livrar de algum imbróglio nos faz falar muito mais do que escutar; fazemos o inverso do que o apóstolo escreve no versículo desta semana.

Publicidade

A própria anatomia humana comprova que devemos escutar mais do que falar, pois somos dotados de dois ouvidos e somente uma boca. Fica, portanto, caracterizado que é salutar escutar duas vezes mais do que se fala. Você já parou para pensar nisto?

É importante destacar que o ouvir verdadeiro e sábio não é aquele que, mesmo quando não estamos falando verbalmente enquanto o outro interlocutor está interagindo conosco, ficamos com nossos diálogos internos torrenciais em atividade, sem prestar a verdadeira atenção ao que nos está sendo dito. Ficamos já pensando no que será respondido, contra-argumentado ou mesmo rechaçado, para que prevaleça a nossa posição. Isto tem a ver com o ego humano que tem dificuldade em ter humildade, paciência e consideração em relação às outras pessoas.

À luz do exposto acima, precisamos estar conscientes da importância do hábito de escutar de forma respeitosa, desacelerando os pensamentos, estar plenamente focado no momento presente e receber a mensagem sem preconceito e sentimento de reatividade. Somente depois do que foi falado você vai processar a informação e, na sequência, responder a outra pessoa.

Fale com moderação e de forma empática (colocando-se no lugar do outro). Evite destemperos emocionais que minam os relacionamentos. Tenha um posicionamento firme, mas sem desrespeitar as pessoas porque elas têm uma opinião divergente à sua. Saiba que quanto menos você falar, mais suas palavras terão valor – respeite o tempo determinado para falar e para escutar.

Se você assim proceder como hábito incorporado, seus relacionamentos, sejam eles quais forem, serão frutíferos e maduros. Todos os esforços para atingir este objetivo são recompensadores – acredite nisto!

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
GRAMADO - A Polícia Civil prendeu na tarde desta sexta-feira (19/04), no bairro Pristrop, a dupla que praticou um roubo de veículo no dia 06/04/2024, mediante o emprego de arma de fogo. Na ocasião a dupla havia pedido uma...
📍 Coluna esportiva com opinião do jornalista Alexandre Cruz.📌 Assuntos da semana são Novo Ginasio Esportivo de Canela e Dupla Gre-Nal no Brasileirão.👉 A Coluna tem como apoiadores:CANELA MATERIAIS DE CONSTRUÇÃORODRIGO RECH MÓVEIS E DECORAÇÕES...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.