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Ontem foi a primeira vez que meus primos e primas assistiram a exibição de um filme meu no Brasil. Só tenho isso a dizer.” A frase do diretor Felipe Bragança de “Um animal amarelo” emocionou a equipe por trás das câmeras durante o debate dos filmes exibidos na noite de domingo porque traduz um dos mais importantes motivos que impulsionaram a organização durante os meses que antecederam o início do Festival. Apesar de todos os reveses causados pela pandemia que modificou o mundo, a certeza de que o Festival de Cinema de Gramado chegaria a um número muito maior de pessoas espalhadas por diferentes lugares foi ideia presente durante todo o processo. Felipe foi questionado sobre se a exibição do filme na tv, e não no cinema, prejudicaria a experiência do espectador. “Acho que modifica a experiência, não é uma questão de prejudicar. Foi curioso porque já passei filmes em diversos festivais, já tive filmes em cartaz, já estive em festivais muito grandes…E ontem aconteceu uma coisa muito curiosa, que não significa uma conclusão, mas foi uma sensação muito bonita. Eu cresci no Centro do Rio, mas sou de família periférica, minha família é toda da Baixada Fluminense. E ontem foi a primeira vez que meus primos e que minhas primas assistiram à primeira exibição de um filme meu no Brasil. Só tenho isso pra dizer. E não sei como digiro isso para frente”.  

A atriz Sophie Charlotte que integra o elenco do longa, continuou. “Eu ia dizer isso, é lindo a família toda assistir, e assistir ‘Um animal amarelo’. Isso provocou uma conversa na minha família, que é do Pará, de trazer lendas amazônicas, de falar sobre essas pedras preciosas, das riquezas que saem de dentro, das entranhas. Foi muito rico, isso é uma potência. Se fala tanto em super produções ou não, mas poder ver (com ênfase em “ver”) o filme é tão importante, é resistência. O Canal Brasil ter aberto esse portal para passar o filme em 2020 é como uma bandeira fincada dizendo que vai ter cinema, sim. Vai ter cinema e ele vai chegar”, concluiu Sophie. O filme, que foi rodado no Brasil, Portugal e Moçambique narra a história do cineasta Fernando em busca do passado violento do seu avô. Um tragicômica fábula tropical, como define o diretor. O elenco conta também com Higor Campagnaro, Isabel Zuaa, Herson Capri, Thiago Lacerda, Márcio Vito, Tainá Medina, Catarina Wallenstein, Matamba Joaquim, Lucília Raimundo, Diogo Dória, Adriano Luz, Matheus Macena e Digão Ribeiro.

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O debate sobre o longa-metragem mexicano “Días de invierno” de Jaiziel Hernández contou com a presença do diretor, da atriz Leticia Huijara e do ator Miguel Narro. O filme trata de recomeço, de personagens que querem se reinventar e superar o passado. “Depois de despedida do seu trabalho, ela precisa pensar em uma maneira de seguir adiante e é muito interessante a maneira como o filme aborda esse assunto”, comenta Letícia sobre a sua personagem.

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Curtas


Os curtas-brasileiros “Atordoado, eu permaneço atento” de Henrique Amud e Lucas H. Rossi dos Santos e “Blackout” de Rossandra Leone usam os recursos do tempo para tratar de problemas sociais do presente. “Atordoado, eu permaneço atento” é um documentário que volta ao passado e costura  imagens de arquivo com a fala e as memórias do jornalista Dermi Azevedo, que foi preso político e lutou pelos direitos humanos. As práticas da época, o cerceamento de liberdade e a criminalização dos movimentos sociais são pontos de reflexão propostos.  Henrique Amud conta que o filme foi rodado poucos dias após a eleição do presidente Bolsonaro. “Governo que propaga mentiras, preconceitos… Importante traçar um paralelo do discurso do Derli com o que está acontecendo hoje”, avalia Henrique. 

“Blackout” de Rossandra Leone faz uma viagem ao futuro para discutir questões como abuso de autoridade, violação de direitos, racismo, homofobia, machismo.  “Quis trazer o futuro sem sair do presente. As pessoas conseguem se ver, fica palpável esse universo. De se verem representadas mesmo… Quis uma história em que não caísse no clichê dos corpos pretos, que sempre morrem no final ou algo de muito ruim acontece”, comenta a diretora Rossandra, que conta ter selecionado a equipe com o cuidado do corte de raça e gênero. “Os dados do audiovisual são excludentes. Queríamos mulheres negras na equipe. Junto com a produtora Gabriela Freitas a gente formou uma equipe de maioria mulher, maioria da periferia”, conta. 

Confira os debates no link – https://youtu.be/eIKHPdwgxxU

Debates dos longas gaúchos acontece amanhã, na TVE

As equipes dos cinco longas-metragens gaúchos que concorrem ao Kikito de Melhor Filme participam de debate amanhã, 22, a partir das 17h. O programa será transmitido pela TVE e pode ser acompanhado pelo site do Festival de Cinema de Gramado, na aba ao vivo (http://www.festivaldegramado.net/ao-vivo/). Os filmes “Contos do Amanhã” (Porto Alegre), de Pedro de Lima Marques, “Deborah! O ato de casa” (Santa Maria), de Luiz Alberto Cassol, “Portuñol” (Porto Alegre), de Thais Fernandes, “Ten-love” (Porto Alegre), de Bruno de Oliveira, “Trapaça” (Porto Alegre), de Luke Schatzmann estão disponíveis para que sejam assistidos pelo serviço de streaming do Canal Brasil até o dia 24 de setembro – https://globosatplay.globo.com/c/canal-brasil/

Conexões Gramado Film Market 

Nesta terça-feira, 22, o painel ‘Festivais de Cinema: novas perspectivas’ promovido pelo Conexões Gramado Film Market recebe a curadora de cinema, produtora e consultora de festivais Hebe Tabachnik e o cineasta, crítico de cinema e também curador em festivais Eduardo Valente. Hebe é programadora sênior dos Festivais Internacionais de Cinema de Seattle, Palms Springs e Cartagena, e Diretora Artística do Cine Latino Minneapolis Saint Paul. Eduardo trabalhou para vários festivais no Brasil, e foi diretor artístico do Festival de Brasília por três anos. Acompanhe a partir das 13h pelo Facebook, YouTube e site do Festival de Cinema de Gramado. 


PROGRAMAÇÃO
21 de setembro – Segunda-feira

MOSTRA GAÚCHA DE CURTAS-METRAGENS

Programa 1
Dois Homens ao Mar (Porto Alegre), de Gabriel Motta / 16’47”
O que Pode um Corpo? (Porto Alegre), de Victor Di Marco e Márcio Picoli / 14’44”
O luto impossível (Porto Alegre), de Bruno Carboni / 04’10”
Pra Ficar Perto (Sapucaia do Sul), de Lucas dos Reis / 06’24”
O Céu da Pandemia (Porto Alegre), de Marina Kerber / 05’15”
Quando te Avisto (Santa Maria), de Denise Copetti e Neli Mombelli / 24’46”

Programa 2
Teste de Elenco (Porto Alegre), de Marcos Kligman e Mariany Espindola / 19’59”
Letícia Monte Bonito 04 (Pelotas), de Julia Regis / 20′
Construção (Pelotas), de Leonardo da Rosa / 16′
Ver a vista (Sapucaia do Sul), de Daniel de Bem / 03′
Deserto Estrangeiro (Porto Alegre), de Davi Pretto / 23′

Programa 3
Fragmentos ao Vento 1945 (Porto Alegre), de Ulisses Da Motta / 18’03”
Sopa Noir (São Leopoldo), de Beatrice Petry Fontana / 10’37”
Corpo Mudo (Santa Cruz do Sul), de Marcela Schild / 13’02”
Magnética (Porto Alegre), de Marco Arruda / 16’20”

Programa 4
Bochincho – O Filme (Porto Alegre), de Guilherme Suman / 17’37”
Um Pedal (Canoas), de Alexandre Derlam / 23’08”
Desencanto (Porto Alegre), de Richard Tavares / 12′
Lacrimosa (Porto Alegre), de Matheus Heinz / 11’04”

Divididos em 4 programas, de acordo com as classificações indicativas dos filmes. Os 19 curtas estão disponíveis no Canal Brasil Play – https://globosatplay.globo.com/c/canal-brasil/

MOSTRA COMPETITIVA DE LONGAS-METRAGENS GAÚCHOS
LMG Contos do Amanhã (Porto Alegre), de Pedro de Lima Marques / 85′
LMG Deborah! O ato de casa (Santa Maria), de Luiz Alberto Cassol / 94’53”
LMG Portuñol (Porto Alegre), de Thais Fernandes / 70′
LMG Ten-love (Porto Alegre), de Bruno de Oliveira / 84′
LMG Trapaça (Porto Alegre), de Luke Schatzmann / 137’46”

Os cinco filmes participantes da mostra serão disponibilizados no Canal Brasil Play, o serviço de streaming. 

17H
DEBATE DOS FILMES CONCORRENTES NA MOSTRA GAÚCHA DE CURTAS-METRAGENS

Transmitidos pelos canais digitais do Festival de Cinema de Gramado (YouTube, Site e Facebook) e pela TVE-RS, na TV, Site e YouTube.

20H

MOSTRA COMPETITIVA
CMB Wander VI (DF), de Augusto Borges e Nathalya Brum / 19’56”
CMB Extratos (SP), de Sinai Sganzerla / 08′
LMB O Samba é primo do Jazz (RJ), de Angela Zoé / 70’06″
LME El gran viaje al país pequeño (Uruguai), de Mariana Viñoles / 105’47”

LMB e LME | Longas-Metragens Brasileiros e Estrangeiros
Única exibição em televisão pelo Canal Brasil, a partir das 20h.

CMB | Curtas-Metragens Brasileiros
Única exibição em televisão pelo Canal Brasil, de acordo com a programação;
Disponível 24h no Canal Brasil Play, o serviço de streaming. 


22 de setembro – terça-feira
MOSTRA GAÚCHA DE CURTAS-METRAGENS

Programa 1
Dois Homens ao Mar (Porto Alegre), de Gabriel Motta / 16’47”
O que Pode um Corpo? (Porto Alegre), de Victor Di Marco e Márcio Picoli / 14’44”
O luto impossível (Porto Alegre), de Bruno Carboni / 04’10”
Pra Ficar Perto (Sapucaia do Sul), de Lucas dos Reis / 06’24”
O Céu da Pandemia (Porto Alegre), de Marina Kerber / 05’15”
Quando te Avisto (Santa Maria), de Denise Copetti e Neli Mombelli / 24’46”

Programa 2
Teste de Elenco (Porto Alegre), de Marcos Kligman e Mariany Espindola / 19’59”
Letícia Monte Bonito 04 (Pelotas), de Julia Regis / 20′
Construção (Pelotas), de Leonardo da Rosa / 16′
Ver a vista (Sapucaia do Sul), de Daniel de Bem / 03′
Deserto Estrangeiro (Porto Alegre), de Davi Pretto / 23′

Programa 3
Fragmentos ao Vento 1945 (Porto Alegre), de Ulisses Da Motta / 18’03”
Sopa Noir (São Leopoldo), de Beatrice Petry Fontana / 10’37”
Corpo Mudo (Santa Cruz do Sul), de Marcela Schild / 13’02”
Magnética (Porto Alegre), de Marco Arruda / 16’20”

Programa 4
Bochincho – O Filme (Porto Alegre), de Guilherme Suman / 17’37”
Um Pedal (Canoas), de Alexandre Derlam / 23’08”
Desencanto (Porto Alegre), de Richard Tavares / 12′
Lacrimosa (Porto Alegre), de Matheus Heinz / 11’04”

Divididos em 4 programas, de acordo com as classificações indicativas dos filmes. Os 19 curtas serão disponibilizados no Canal Brasil Play.

MOSTRA COMPETITIVA DE LONGAS-METRAGENS GAÚCHOS

LMG Contos do Amanhã (Porto Alegre), de Pedro de Lima Marques / 85′
LMG Deborah! O ato de casa (Santa Maria), de Luiz Alberto Cassol / 94’53”
LMG Portuñol (Porto Alegre), de Thais Fernandes / 70′
LMG Ten-love (Porto Alegre), de Bruno de Oliveira / 84′
LMG Trapaça (Porto Alegre), de Luke Schatzmann / 137’46”

Os cinco filmes participantes da mostra estão disponíveis no Canal Brasil Play, o serviço de streaming. 

10H

DEBATE DOS FILMES CONCORRENTES EXIBIDOS NA NOITE ANTERIOR

CMB Wander VI (DF), de Augusto Borges e Nathalya Brum / 19’56”
CMB Extratos (SP), de Sinai Sganzerla / 08′
LMB O Samba é primo do Jazz (RJ), de Angela Zoé / 70’06″
ME El gran viaje al país pequeño (Uruguai), de Mariana Viñoles / 105’47”

Transmitidos pelos canais digitais do Festival de Cinema de Gramado (YouTube, Site e Facebook)

13H

CONEXÕES GRAMADO FILM MARKET

Festivais de Cinema: novas perspectivas, com Hebe Tabachnik e Eduardo Valente

Transmitidos pelos canais digitais do Festival de Cinema de Gramado (YouTube, Site e Facebook)

17H

DEBATE DOS FILMES CONCORRENTES NA MOSTRA COMPETITIVA DE LONGAS-METRAGENS GAÚCHOS

Transmitidos pelos canais digitais do Festival de Cinema de Gramado (YouTube, Site e Facebook) e pela TVE-RS, na TV, Site e YouTube.

20H

MOSTRA COMPETITIVA
CMB Dominique (RJ), de Tatiana Issa e Guto Barra / 19′
CMB Joãosinho da Goméa – O Rei do Candomblé (RJ), de Janaina Oliveira ReFem e Rodrigo Dutra / 14’24”
LMB Aos Pedaços (RJ), de Ruy Guerra / 92′
LME Matar a un muerto (Paraguai), de Hugo Giménez / 87’

LMB e LME | Longas-Metragens Brasileiros e Estrangeiros
Única exibição em televisão pelo Canal Brasil, a partir das 20h.

CMB | Curtas-Metragens Brasileiros
Única exibição em televisão pelo Canal Brasil, de acordo com a programação;
Disponível 24h no Canal Brasil Play, o serviço de streaming. 

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