23.6 C
Canela
sábado, abril 27, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioNotíciasExibição de filme no cinema emociona comunidades indígenas em Gramado

Exibição de filme no cinema emociona comunidades indígenas em Gramado

Publicidade

Na última quinta-feira, dia 15 de junho, as comunidades indígenas de Canela foram agraciadas com um evento cinematográfico histórico. A parceria entre o Museu do Festival de Cinema de Gramado e o Canella Cineclube resultou em uma exibição memorável para aproximadamente 160 indígenas em Gramado, na serra gaúcha. 

O Palácio dos Festivais foi o palco desse encontro marcante. A atmosfera culturalmente diversa e o ambiente emblemático proporcionaram o cenário perfeito para celebrar a sétima arte junto às comunidades indígenas. “Para’Í”, o filme escolhido para a ocasião, foi selecionado levando em consideração a temática indígena em uma tentativa de promover a identificação com os espectadores. Escrito e dirigido por Vinicius Toro, a obra aborda questões relevantes da cultura indígena e narra a história de Pará, uma jovem Guarani. No acolhedor ambiente do Palácio dos Festivais, o público foi contemplado não apenas com a projeção cativante do filme, mas também com a distribuição de pipocas, tornando a experiência cinematográfica ainda mais envolvente e imersiva.

Publicidade

O sucesso do evento pode ser medido pela presença de cerca de 160 indígenas, representando a totalidade da população local, compreendendo duas comunidades Guarani e uma Kaingang, devidamente representadas pelos seus caciques: Marcelino Duarte, da aldeia Guarani Tekoa Kurity, Marcelo Cabral da aldeia Guarani Tekoa Yvyã Porã e Maurício Salvador, da aldeia Kaingang Kógūnh Mág. A diversidade cultural foi celebrada, proporcionando uma valiosa troca de conhecimentos e experiências entre os participantes deste evento histórico.

Publicidade

A iniciativa conjunta entre o Museu do Festival de Cinema de Gramado e o Canella Cineclube representa um marco na promoção da inclusão e diversidade cultural na região. O evento foi uma ação de um movimento contínuo do programa educativo do Museu do Festival de Cinema de Gramado, que visa ampliar o acesso ao cinema para as comunidades tradicionais, de zonas rurais, bairros periféricos e praça pública, estimulando produções de filmes que retratem suas realidades e perspectivas. Para o Gerente Geral do Museu do Festival de Cinema de Gramado, Fernando Guerra: “Foi um momento de profunda conexão entre as comunidades indígenas e o mundo do cinema, em uma troca mútua. Ver o entusiasmo e a emoção estampados nos rostos daqueles que assistiram ao filme ‘Para’Í’ nos enche de gratidão e reafirma a importância destes espectadores estarem não só hoje, mas sempre nestes espaços.”

Ao aproximar o cinema das comunidades indígenas, o Museu do Festival de Cinema de Gramado reafirma a importância de valorizar e respeitar a pluralidade cultural, estimulando a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária. Localizado no andar superior do Palácio dos Festivais, o Museu está aberto diariamente das 10h às 21h e conta com a cafeteria Curta Café, oferecendo cardápio exclusivo e vista privilegiada da Avenida Borges de Medeiros e da Igreja São Pedro, duas das principais atrações turísticas da cidade.

Sempre lembrando que o Museu do Festival de Cinema de Gramado é mantido pela Gramado Parks, responsável por toda a concepção desde sua inauguração em 2016.

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - Na sexta-feira (26/04), o Comandante do 2° Pelotão de Policiamento Ambiental de Canela, 1º Tenente Marco Antônio Ritter, realizou a apresentação formal da entrega de um servidor digital e equipamentos de informáticas doados para uso institucional. Os...
Medeiros foi escolhido entre quase 50 clubes de 28 cidades.CANELA - O Lions Clube realizou, na noite de sexta-feira (26), a abertura oficial de sua Convenção anual do Distrito LD-2, na presença de mais de quatrocentos associados. Na solenidade,...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.