13.9 C
Canela
quinta-feira, junho 20, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioCulturaEstação Campos de Canella sedia Exposição Pétalas em Foco: um olhar fotográfico...

Estação Campos de Canella sedia Exposição Pétalas em Foco: um olhar fotográfico para as flores

Publicidade

CANELA – Foi aberta nesta quinta-feira, dia 7 de dezembro, e prossegue até o dia 31 de janeiro de 2024, a exposição “Pétalas em foco: um olhar fotográfico para as flores”, que, segundo o professor João Mendes Neto (Joni), representa uma celebração visual da natureza capturada pelas lentes criativas dos talentosos alunos de fotografia digital do programa UCS Sênior Campus Hortênsias. A exposição está na Estação Campos de Canella – A Rua Coberta – Largo Benito Urbani – Centro, Canela, RS, realizada através do agente cultural S&S Cultura Turismo e Eventos. Importante enfatizar que o local tem se consolidado como sede de importante polo com o projeto Estação Cultural em Canela – Cultura o ano todo. Joni ressalta que ”cada imagem é mais do que uma simples representação floral, é uma expressão artística que revela o cuidado, a técnica e a paixão investidos pelos participantes ao explorar as diversas possibilidades oferecidas pela fotografia”. Ao longo dos ensaios, os visitantes terão a oportunidade de mergulhar em um universo de cores vibrantes, texturas intricadas e composições únicas, testemunhando o resultado do comprometimento desses alunos-fotógrafos em aprimorar suas habilidades.

Os participantes, durante o segundo semestre de 2023, exploraram uma ampla gama de técnicas, desde a macrofotografia detalhada que destaca a delicadeza de uma única pétala até composições criativas que brincam com a luz e sombra, conferindo uma dimensão única às flores. Vários estilos e fotógrafos que trabalharam com flores foram abordados durante o curso, como a fotografia de “Natureza Morta”, a dupla exposição, imagens em P&B no estilo Robert Mapplethorpe, produções contemporâneas e a técnica centenária da antotipia com pigmentos a partir de pétalas e extratos vegetais. Cada obra apresenta uma narrativa única, uma história contada através do olhar atento e da habilidade técnica dos alunos. “Pétalas em foco” não apenas celebra a beleza efêmera das flores, mas também destaca o potencial ilimitado da fotografia digital como meio de expressão artística.

Publicidade

Ao percorrer os ensaios expostos, “convidamos você a se deixar envolver pela poesia visual das flores e a apreciar o esforço dedicado por cada aluno para capturar momentos fugazes de esplendor natural. “Pétalas em foco” é um testemunho do talento emergente dentro do programa UCS Sênior, e esperamos que essa jornada fotográfica ofereça uma experiência enriquecedora e inspiradora a todos os visitantes, salienta o professor Joni, do curso de Fotografia Digital UCS Sênior – Campus Hortênsias.

Publicidade

Programa UCS Sênior Campus Hortênsias

O Programa UCS Sênior recebe pessoas a partir dos 50 anos. O principal critério, válido para todos os ingressantes, é a vontade de participar e interagir em grupo na realização de atividades que têm como foco principal a Educação e a Qualidade de Vida. A escolha é do aluno, a partir de seus interesses prévios, aptidões e objetivos.
Para ingressar no programa, é preciso escolher dentre as opções de atividades ofertadas na cidade residente e no semestre vigente. As aulas acontecem no formato presencial e no formato online síncrono, conforme a atividade, oportunizando um universo de experiências e possibilidade ao aluno.

A pessoa de idade madura é portadora de muitos saberes e experiências e é capaz de aprender de forma continuada ao longo da vida. Com o início das atividades do Programa UCS Sênior no Campus Universitário da Região das Hortênsias, a comunidade de Canela e municípios vizinhos tem a possibilidade de usufruir de uma experiência enriquecedora sobre como envelhecer sem perder o prazer de aprender, criar e conviver.

Curso Fotografia Digital – Prof. Joni (João Mendes)

Ofertado desde 2018, o curso de Fotografia Digital é para incentivar a prática fotográfica com câmera digital ou celular. A cada semestre são abordados temas diferentes, apresentados fotógrafos brasileiros e estrangeiros, contemporâneos ou da história da fotografia que servirão de inspiração para a criatividade e prática. Sem pré-requisito, além de ter mais de 50 anos, as aulas são mescladas com exercícios de criatividade e técnicas de composição, captação e tratamento de imagens no celular ou computador.

Matrículas Permanentes

Rematrículas e Matrículas: de 01 de dezembro até 28 de fevereiro de 2024
Pré-requisito: ter mais de 50 anos
Informações e contato: Whatsapp (54) 9 9909-2623 ou (54) 9 9941-8476
https://www.ucs.br/site/extensao/programa-ucs-senior/seja-aluno/hortensias/

Professor:

João Mendes Neto (Joni) é formado em História pela Universidade de São Paulo e pós-graduado em Fotografia pelo Centro de Comunicação e Artes do SENAC-SP. Atua na área de fotografia e preservação desde 2000, quando foi coordenador das áreas de Arte & Tecnologia da Fundação Telefônica, incluindo o Núcleo de Memória Telefônica. Atuou como fotógrafo consultor da Unesco e foi superintendente do MIS-SP Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Há mais de 15 anos é diretor da Miraceti Projetos Educacionais e Culturais com trabalhos na área de conservação fotográfica, digitalização e produção cultural. Atualmente é conselheiro municipal de cultura de Canela na área de Fotografia e Audiovisual. Professor do programa UCS Sênior desde 2018, também é docente no curso de pós-graduação de Conservação de Acervos Bidimensionais na UCS – Universidade Caxias do Sul ministrando a disciplina de Conservação e Restauro de Películas e Suportes Fotográficos.
Exposição “Pétalas em foco”:

Estação Campos de Canella
De 7 de dezembro de 2022 a 31 de janeiro de 2024
Horário: Diariamente das 10h às 22h – gratuito

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - Em um esforço para avaliar e apoiar a comunidade cultural de Canela, a Secretaria de Turismo e Cultura, através do Departamento de Cultura, lançou um formulário intitulado “Levantamento da Situação dos Agentes Culturais do Município de Canela...
GRAMADO - A Polícia Civil, através da DP de Gramado, apreendeu na tarde desta quinta-feira (20/06) máquinas de caça níqueis que estavam em funcionamento em um bar na cidade.A Delegada Fernanda Aranha refere que as máquinas foram apreendidas configurando...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso Canal de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.