17.6 C
Canela
terça-feira, abril 30, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioCulturaEstação Campos de Canella apresenta extensa programação cultural neste final de semana

Estação Campos de Canella apresenta extensa programação cultural neste final de semana

Publicidade

 

Intensa e atraente programação integra a agenda de eventos do Estação Cultural em Canela – Cultura o ano todo, no próximo final de semana. Tem música instrumental, banda com vocal, coral, artes circenses e lançamento de livro. As apresentações começam no sábado, dia 25, a partir das 18 horas, com o grupo Retruco. Com a identidade do sul do Brasil, são tradicionalistas unidos pela ocasião da boa música. Projeto cultural iniciado em 2015, o Retruco já se apresentou em Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Caxias do Sul, Igrejinha, Parobé, Porto Alegre, Gravataí, São Francisco de Assis, São Sepé, Santa Maria, São Borja, e já participaram de programas de televisão como o Galpão Crioulo, Encontro com Os Serranos e Cheiro de Galpão, entre outros. Ainda no sábado, tem espetáculo de circo pelo Ponto de Cultura Kombinação.

Já no domingo, dia 26, a Estação Campos de Canella – A Rua Coberta de Canela, terá mais uma tarde repleta de atrações artísticas. Começa às 14 horas com apresentação do Coral Municipal Alegria Franciscana, de Marau/RS. Fundado em 1982 pelo Frei Adelar Primo Rigo, é um coro misto que tem se dedicado principalmente à música folclórica italiana e gravou seu primeiro CD – Marau e sua tradição) – no ano de 1999. Com apoio da administração municipal de Marau, participa de eventos e festivais em diversas cidades do país e já fez turnê de apresentações pela Região do Vêneto-norte da Itália em 2000, participou do XVII Cantapueblo em Mendoza/Argentina no ano de 2005 e do Festival Internacional de Coros em Juiz de Fora/MG em 2011. Em comemoração pelos 25 anos de existência, em 2007 o Coral foi homenageado na XIX Semana Italiana de Marau. No ano de 2010, gravou o CD intitulado “Coral Municipal Alegria Franciscana Canta o Natal. Também, em 2014, participou do III Festival Internacional de Corais 3 Fronteiras, realizado em Foz do Iguaçu/Brasil e Puerto Iguasu/Argentina. Para a apresentação de domingo, o coral preparou um repertório dividido em três blocos de músicas: Brasileiras, Estrangeiras e Natalinas.

Publicidade
Coral Municipal Alegria Franciscana – Foto Rogério Barbosa

Na sequência, haverá o lançamento do livro São Francisco de Assis – San Francesco d’Assisi, da escritora Roberta Bassani Federizzi. A obra conta a história do santo católico muito adorado pela comunidade cristã. Livro com ilustrações e escrito em português e italiano (clique aqui para ver mais).

Publicidade

Também a partir das 15 horas, pelo projeto Estação Cultural em Canela, tem apresentação da Banda Santa Cecília, de Marau, num show de música instrumental. Criada em 1943 pelo Frei Exupério de la Compôte, resgata os antigos costumes italianos de animar festas comunitárias, fazer apresentações, animar festas cívicas, religiosas, encontros e feiras de municípios da região e em todo o Estado. Com o falecimento do Frei Exupério, em 1971, a banda parou e, a partir da mobilização do Frei Adelar Rigo, no ano de 2000, retornou às atividades. A Banda Santa Cecília, possui, atualmente, 18 componentes, sendo alguns deles descendentes dos fundadores. O responsável pela Banda é o maestro e professor Ivo
Bisinella. Já seu presidente é Antonio Heder Guisso e o vice Ricardo de Oliveira Duarte. A Companhia Trupe de 5 fará intervenções de artes circenses.

Banda Santa Cecília – Foto Divulgação

Depois, a partir das 17 horas, Água das Hortênsias apresenta Música na Estação com o grupo DougWils formado pelos músicos Douglas Ernesto Carraro e Wilson Vieira Lopes, que atuam juntos há quase três décadas. Interpretam músicas em português, espanhol, francês, inglês e italiano, em vários estilos que passam pelo country, pop rock, MPB, samba, pagode, gaúcha, sertanejo, entre outros. O trabalho já esteve presente em outros estados brasileiros como Piauí, Distrito Federal, Santa Catarina e São Paulo. Destaque para participações na Itália (Due Ville, Veneza, Montecchio Maggiore, Isola Vicentina…) e nos Estados Unidos (Las Vegas). No ano de 2024, estará tocando num casamento em Santorini, na Grécia.

Douglas Ernesto Carraro e Wilson Vieira Lopes – FotoÇ Divulgação

Cabe salientar que, realizado pela S&S Cultura Turismo e Eventos, o projeto Estação Cultural em Canela é executado através da lei federal de incentivo à cultura. Assim, são apoiadores culturais: Samburá, Buffon, Nutrire, Tide Brasil, Rivatti, Progás, Braesi, Laguetto, Difatto, Ls Nogueira, GP Pneus e Estação Campos de Canella. Ministério da Cultura – Governo Federal Brasil. União e Reconstrução.

Serviço:
Estação Cultural em Canela – Cultura o Ano Todo
Local: Estação Campos de Canella – Rua Coberta de Canela
Sábado, 25 de novembro:
Show: Grupo Retruco
Espetáculo circense: Kaiu da Kombi
Horário: 18 horas
Domingo, 26 de novembro:
Show: Coral Municipal Alegria Franciscana
Horário: 14 horas
Lançamento de Livro: São Francisco de Assis – Roberta Bassani Federizzi
Horário: 15 horas
Show: Banda Santa Cecília
Espetáculo circense: Trupe de 5
Horário: 15 horas
Show: DougWils
Horário: 17 horas
Os shows terão entrada franca.

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
SÃO FRANCISCO DE PAULA -  Uma colisão frontal envolvendo dois caminhões deixou quatro pessoas feridas na tarde desta segunda-feira (29). O acidente ocorreu na RS-020, na localidade conhecida como Curva da Pêra, na saída de São Chico para Taquara....
GRAMADO - O outono em Gramado é a estação conhecida por avermelhar as ruas e bairros da cidade, trazendo o charme da estação. E, nos próximos dias, este cenário servirá de inspiração para artistas plásticos, professores, alunos e amantes...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.