Na manhã desta quarta-feira (14-06), o comandante do 5º Batalhão de Bombeiro Militar, Major Lúcio Junes Lemes da Silva, reuniu-se com o Prefeito do Município de São Francisco de Paula, Marcos André Aguzzoli e com o Comandante do Corpo de Bombeiros Municipal de São Francisco de Paula, Cleber Gaiardo da Silveira, a fim de explicar as questões referente ao credenciamento do Corpo de Bombeiros Municipal, através do Termo de Cooperação, caso seja de interesse do Prefeito.
O comandante do 5º Batalhão de Bombeiro Militar explicou que o credenciamento junto ao Corpo de Bombeiros Militar não retira autonomia do Corpo de Bombeiros Municipal e que o credenciamento é uma parceria estabelecida entre Estado e Município, através do CBMRS, que traz vantagens, tais como:
1. A formação e capacitação de bombeiros municipais, através de cursos e treinamentos, sem ônus para o município;
2. Disponibilidade de Sistema para controle de efetivo, viatura e ocorrências – sistema E-193 -, e de treinamento acerca do uso do referido sistema, sem ônus para o município.
3. Estabelecer um alinhamento de procedimentos e protocolos técnicos e operacionais para atuação integrada;
4. A permanente orientação técnica de acordo com a necessidade do Corpo de Bombeiro Municipal de São Francisco de Paula;
5. A possibilidade de repasse de equipamentos e viaturas a medida em que o CBMRS for recebendo novos equipamentos, novas viaturas, dentre outras.
Na oportunidade, o comandante do 5º BBM visitou as instalações do Quartel do Corpo de Bombeiros Municipal de São Francisco de Paula, onde foi apresentado pelo Comandante Gaiardo, a estrutura do quartel, as viaturas, equipamentos e o efetivo de serviço, verificando-se uma estrutura muito adequada e organizada para prestar o serviço de urgência e emergência ao município de São Francisco de Paula.
Participaram da reunião, Comandante da 2ª Companhia de Bombeiro Militar e Chefe da Seção de Operações e Defesa Civil, Capitão PATRICK Dipp da Silva e o comandante do pelotão de Bombeiros Militar em Canela, 1º Tenente MIGUEL.
Texto e foto: ACS / 5º BBM